30/08/2024

Edição 1081 30 de agosto de 2024



OAB-RJ
Edição 1081 30 de agosto de 2024
Facebook   Instagram   Twitter   YouTube


1º Congresso Estadual da Jovem Advocacia da OABRJ eletriza o Vivo Rio

Na quinta-feira, dia 29, o Vivo Rio, na Zona Sul do Rio, casa que recebe usualmente grandes nomes das artes, foi totalmente ocupado por novos protagonistas: os jovens advogados e advogadas, que representam o presente e o futuro da profissão. O evento elaborado pela OAB Jovem RJ, presidida por Lívia Madeira, apresentou uma programação com seis painéis temáticos, totalmente voltada para as necessidades do(a) advogado(a) ‘digital’ e os novos desafios do mercado.  



Seccional e OAB/Niterói inauguram Casa da Advocacia em Icaraí

Os advogados que atuam em Niterói ganharam mais um ponto de atendimento da OABRJ - uma Casa da Advocacia novinha em folha em Icaraí, na Zona Sul da cidade, equipada com nove escritórios digitais e dez centrais de peticionamento. A inauguração pelos dirigentes da Seccional e da subseção foi nesta sexta-feira, dia 30. A nova estrutura fica na Rua Presidente Backer, 181, entre as ruas Gavião Peixoto e Mem de Sá, e leva o nome do ex-presidente da OAB/Niterói Antônio José Barbosa da Silva, carinhosamente chamado de Toninho, que presidiu a subseção por quatro mandatos (de 2007 a 2018).


OABRJ homenageia advogados com a Medalha Evandro Lins e Silva

A OABRJ homenageou com a Medalha Evandro Lins e Silva advogados e advogadas que se destacaram pelos serviços prestados à advocacia. Os colegas agraciados foram Ana Amélia Menna Barreto, Dione Assis, Dulce Angelica Prado Vasques, Fernanda Pimentel, Henrique Maués, Ivone Ferreira Caetano, Julia Vera de Carvalho Santos, Marcelo Silva Moreira Marques, Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, Paula Heleno Vergueiro, Paulo Cézar Pinheiro Carneiro, Rosa Maria de Souza Fonseca, Solange Morete Mattos, Suely Duarte Pereira, Técio Lins e Silva e Ubiratan Tiburcio Guedes.





TED lança cartilha para atuação em julgamento com perspectiva de gênero

A OABRJ colocou em pauta, mais uma vez, os assuntos que permeiam o combate à desigualdade de gênero com o lançamento da "Cartilha para atuação em julgamento com perspectiva de gênero” produzida pelo Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional, na tarde de quarta-feira, dia 28. Veja como foi o lançamento e baixe o material.



CDHAJ visita moradores forçados a desocupar imóveis demolidos em operação

A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da OABRJ visitou, nesta semana, o Parque União, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, a pedido de representantes da Associação de Moradores do Parque União (AMPU) e de moradores que denunciam a invasão de policiais e de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) a casas e creches, no âmbito de uma operação conduzida pela Seop, com apoio das polícias militar e civil, que já forçou a desocupação de mais de 30 famílias de prédios e lotes. A justificativa para a operação seria o fato de os imóveis terem documentação irregular, pois teriam sido construídos e vendidos pelo tráfico de drogas.



Já conhece os escritórios digitais que a OABRJ oferece em todo o estado?

Durante a pandemia de Covid-19, a virtualização dos atos processuais se acelerou, e muitos precisaram entregar seus escritórios de supetão. Pensando nisso, a gestão Luciano Bandeira investiu pesado em computadores com webcams (os chamados escritórios digitais) para socorrer aqueles que contam com a Ordem para desempenhar seu ofício. Com o fim da quarentena, essa estrutura não só foi mantida como ampliada, na Capital e no interior. Hoje, há 450 escritórios digitais espalhados pelas unidades da OABRJ no estado e, se fôssemos contabilizar também as centrais de peticionamento assistido, seria possível cravar que 2.500 colegas poderiam trabalhar ao mesmo tempo nos espaços mantidos pela Seccional. Clique aqui e veja como agendar o uso, sem custo adicional à advocacia, dessas estações de trabalho.



Evento com ato ecumênico homenageia a memória de D. Lyda Monteiro

A OABRJ homenageou a memória de d. Lyda Monteiro, vítima da carta-bomba enviada ao então presidente da Ordem, Eduardo Seabra Fagundes, de quem era secretária. O episódio ocorrido em 1980, em 27 de agosto, foi um dos mais traumatizantes do final da ditadura militar. Um evento promovido pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, em parceria com a ESA e com a Comissão dos Direitos da Mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), incluiu um culto ecumênico. 



Leia o artigo “O poder feminino na advocacia”, de Ana Tereza Basilio

A vice-presidente da OABRJ publicou, na terça-feira, dia 27, um artigo no jornal “Valor Econômico” sobre o poder feminino na advocacia. O texto aborda o machismo ao qual muitas profissionais são submetidas no dia a dia da advocacia e, principalmente, a importância do impacto do trabalho dessas mulheres que, hoje, compõem a maior parte da classe. 



OAB/Miguel Pereira e Caarj inauguram brinquedoteca e fraldário

Na segunda-feira, dia 26, a OAB/Miguel Pereira aumentou a lista de endereços da OABRJ pelo estado que oferecem um espaço com brinquedoteca e fraldário mantidos pela Caarj para dar apoio aos colegas que precisam levar os pequenos ao trabalho, beneficiando, sobretudo o exercício profissional das mulheres advogadas. Para a presidente da Caarj, Marisa Gaudio, a criação do novo ambiente é fundamental para a valorização da mulher advogada e para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e igualitário em Miguel Pereira.



Veja o resultado definitivo da primeira fase do XLI Exame de Ordem

A Coordenação do Exame de Ordem da OAB divulgou, na terça-feira, dia 27, o resultado definitivo da 1ª fase (prova objetiva) do XLI Exame de Ordem Unificado. Vale lembrar que a aplicação da prova prático-profissional (2ª fase) está agendada para 22 de setembro. A aprovação no Exame de Ordem Unificado é requisito para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação ou dos dois últimos semestres.



OAB-RJ

OAB/Digital

Abrir WhatsApp