30/08/2024 - 20:35 | última atualização em 30/08/2024 - 20:50

OABRJ homenageia advogados com a Medalha Evandro Lins e Silva

Honraria é concedida àqueles que se destacam na profissão e na defesa do Estado democrático de Direito

Biah Santiago

Em cerimônia na noite desta sexta-feira, dia 30, que encerrou as comemorações do Mês da Advocacia, a OABRJ homenageou com a Medalha Evandro Lins e Silva, a mais alta comenda conferida pela Seccional, advogados e advogadas que se destacam na profissão pelos serviços prestados à advocacia fluminense e pelo esforço de conservação do Estado democrático de Direito.

Os agraciados foram: Ana Amélia Menna Barreto, Dione Assis, Dulce Angelica Prado Vasques, Fernanda Pimentel, Henrique Maués (representado pelo filho, Pedro Henrique Silva Ramos Maués), Ivone Ferreira Caetano, Julia Vera de Carvalho Santos, Marcelo Silva Moreira Marques, Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, Nilson Bruno Filho (representado pela irmã, Clélia Blanco), Paula Heleno Vergueiro, Paulo Cézar Pinheiro Carneiro, Rosa Maria de Souza Fonseca, Solange Morete Mattos, Suely Duarte Pereira, Técio Lins e Silva e Ubiratan Tiburcio Guedes.

A solenidade foi comandada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que destacou  características profissionais comuns aos colegas.

“Hoje se encerra o mês de agosto, um mês de comemorações para a advocacia. Toda a Diretoria da OABRJ decidiu encerrar este mês com a entrega da Medalha Evandro Lins e Silva, a mais importante comenda outorgada pelo Conselho Pleno da Seccional, entregue a advogados e advogadas que  compreendemos ter uma atuação de destaque na profissão”, declarou o presidente.

“A comenda é conferida àqueles que defendem as prerrogativas da advocacia, do Estado democrático de Direito, dos direitos humanos e na construção de uma Ordem forte, uma advocacia altiva e independente. Essa singela homenagem representa o nosso sentimento de gratidão a cada um dos colegas, por tudo o que representam. Seja pela combatividade no dia a dia, nos fóruns do nosso estado ou na atividade acadêmica, seja pela defesa desses institutos para que nós, como sociedade, possamos avançar no processo civilizatório. O ministro Evandro é um dos símbolos da advocacia, que concentra todos esses elementos. Por isso, além de dar nome a este plenário, também batiza esta medalha”.

Também compuseram a mesa integrantes da Diretoria da OABRJ: a vice-presidente, Ana Tereza Basilio, a secretária-adjunta Mônica Alexandre Santos; e o tesoureiro, Fábio Nogueira. Além deles, o procurador-geral da Seccional, James Walker; e a diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Ferreira Caetano, uma das homenageadas.

“O trabalho na Ordem é árduo, é difícil, mas dias de grandes eventos como este fazem tudo valer a pena. Cada um que recebe a Medalha Evandro Lins e Silva hoje merece profunda admiração de toda a advocacia do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Basilio.

“A medalha carrega o nome de um exemplo para todos nós, que serve para mostrar que vocês também se assemelham a ele como exemplos para os novos advogados e advogadas, que são paradigmas que a gente quer ver a jovem advocacia seguir”.