05/05/2012

Subseções de cara nova

Paraty
 
No dia 20 de abril, a OAB/Paraty inaugurou sua nova sede. Instalada anteriormente em uma sala no Fórum local, a subseção agora tem auditório com capacidade para 20 pessoas e preparado para os cursos telepresenciais, além de escritório compartilhado com computador e internet.
 
A cerimônia de inauguração ocorreu em meio a um clima de união entre a OAB/RJ e a subseção pela elevação da Comarca de Paraty à segunda entrância e pelas eleições diretas para a OAB nacional.
As eleições diretas foram defendidas pelo presidente da Seccional, Wadih Damous, em seu discurso. “A nova sede vai aproximar os advogados e permitir que eles se unam para lutar por mais conquistas. Um dos temas que devem estar em pauta são as eleições para o Conselho Federal. Não podemos admitir que elas sejam feitas de forma indireta”, declarou.
 
Para a presidente da subseção, Benedita do Nascimento, a luta pela elevação de Paraty à segunda entrância é outro ponto que não deve ser esquecido. Segundo ela, desde 1999 a comarca está apta à elevação. Até hoje, no entanto, a mudança não aconteceu. “Estamos em ano de eleições e sabemos que a Vara Única acabará parando por conta do acúmulo de processos na área eleitoral”, analisou. “Ter uma sede própria é uma grande vitória. Agora, precisamos de mais uma vara e não desistiremos até conseguir”, completou Benedita.
 
Estiveram presentes os presidentes das subseções de Mangaratiba, Rio Claro e Angra dos Reis, Ilson Ribeiro, Adriana Moreira e Cláudio Rupp, respectivamente.
 
Itaboraí
 
Em Itaboraí, a sede, reinaugurada no dia 19 de abril, vai oferecer mais conforto aos colegas. “Hoje temos um espaço com todos os recursos necessários para os advogados”, enalteceu o presidente da OAB/Itaboraí, Jocivaldo Lopes. A unidade, que passou por uma ampla reforma, agora tem auditório, cuja capacidade é para cem pessoas, escritório compartilhado com três computadores e sala de reunião, além de livros jurídicos atualizados.
 
A cerimônia de inauguração contou com a participação dos presidentes da OAB/RJ e da Caarj, Wadih Damous e Felipe Santa Cruz, respectivamente. Na ocasião, Wadih lembrou a importância da estruturação de sedes e salas para melhor atender aos colegas. “Agora que chego à reta final de minha gestão na Seccional, fico feliz em saber que todos os advogados do Rio encontrarão nas sedes os instrumentos de suporte para o exercício da profissão.
 
O projeto OAB Século 21 disponibiliza serviços imprescindíveis e, por conta de sua qualidade, está sendo copiado por diversas seccionais”, disse ele.
 
Um dos idealizadores do projeto, Felipe aproveitou a oportunidade para explicar como as reformas tornaram-se uma realidade: “Contamos com uma equipe de 13 funcionários responsáveis por todas as obras do OAB Século 21, incluindo desde marceneiros até os responsáveis pelas instalações elétricas. Isso reduziu bastante o custo total das obras, fazendo com que fosse possível levá-las a cada vez mais subseções”, declarou.
 
Segundo o presidente da OAB/Itaboraí, Jocivaldo Lopes, o auditório é um dos pontos altos da nova sede. “Ter um auditório amplo era um sonho antigo da nossa Diretoria. Antes, cabiam apenas 20 pessoas. Não era suficiente nem para as cerimônias de entrega de carteira, muito menos para realizar cursos e palestras. Agora, teremos um auditório para cem pessoas. Espero que os advogados aproveitem da melhor forma tudo o que esse espaço oferece”, afirmou.
 
Vale lembrar que o novo auditório está preparado para transmitir as aulas dos cursos telepresenciais que estão sendo programados pela Seccional.
 
Participaram da inauguração o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menezes, e os presidentes das subseções de São Gonçalo, José Muniz; Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; Belford Roxo, Abelardo Cavalcante; e São João de Meriti, Júlia Vera dos Santos.
 
Seropédica
 
Em Seropédica, a subseção também está de endereço novo. Inaugurado no dia 27 de março, o espaço está equipado com computadores, impressora, máquina de fotocópia e um local para atendimento dos colegas.
 
Desde que foi criada, em julho do ano passado, a OAB/Seropédica estava instalada em uma galeria comercial. Agora, com a mudança para o Fórum, a perspectiva é de melhoria no cotidiano dos advogados. “Estamos a um andar de distância do Fórum e temos todos os elementos que asseguram conforto para os colegas. Posso dizer que agora temos a mesma estrutura oferecida nas demais subseções”, comemorou o presidente da 59ª Subseção, Fábio Ferreira.
 
A Subseção fica na Estrada Rio São Paulo km 41, nº 310 – 2º andar.
Abrir WhatsApp