21/02/2022 - 18:30 | última atualização em 24/02/2022 - 10:00

Socorro a Petrópolis: a pedido da OABRJ, TRT1 faz mutirão para liberação imediata de alvarás

Advocacia deve cadastrar dados bancários nos processos trabalhistas para ser beneficiada

Clara Passi

Em solidariedade à advocacia de Petrópolis, a OABRJ requereu ao TRT1 agilidade na liberação dos alvarás e vem atuando em parceria com a corte e a Caixa Econômica Federal para garantir um alívio financeiro para a classe neste momento tão duro. Nesta segunda-feira, dia 21, o assunto pautou uma reunião com o tribunal da qual participaram o presidente da OAB/Petrópolis, Marcelo Schaeffer, a coordenadora da Comissão de Perrogativas da OABRJ, Clarissa Costa, e um representante da CEF.

A liberação eletrônica é a única alternativa diante do fechamento das agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil na cidade serrana. Nos últimos dias, o tribunal vem realizando um mutirão nas duas varas trabalhistas da cidade para expedição de alvará, e a CEF destacou funcionários para tratar especificamente do crédito de verbas da advocacia.

Para que sejam beneficiados, a OABRJ pede aos colegas que peticionem nos processos  o quanto antes para cadastrar os dados bancários. Com a inclusão desses dados, as varas podem prontamente atender o requerimento da Ordem e efetivar o pagamento de alvarás de forma eletrônica.

“A Ordem não está medindo esforços para minimizar o sofrimento dos colegas de Petrópolis por meio da liberação dos alvarás e a assistência a quem foi impactado de alguma forma com a tragédia”, diz Costa.

Schaeffer conta que três das quatro agências da Caixa Econômica Federal no município foram afetadas pela enxurrada. "Quando o atendimento for normalizado, o que deve acontecer nos próximos dias, haverá um fluxo imenso de pessoas nas agências e aumento de volume de trabalho para os funcionários por causa da liberação emergencial do FGTS para a população petropolitana, Por isso, pedimos ao banco e o TRT1 atenção à liberação eletrônica dos alvarás para a advocacia".

A Seccional intensificou o atendimento do Plantão da Comissão de Prerrogativas para atender os colegas afetados pela tragédia de Petrópolis. Os advogados e as advogadas com processos em outras comarcas podem procurar a comissão através do email [email protected]  ou do telefone do Plantão (21) 998 037 726.

Junto com a Caarj, a OABRJ recolhe donativos para a população da Região Serrana. Os itens podem ser entregues em qualquer unidade da Ordem no estado.

"A OABRJ, além de arrecadar donativos, está munida da missão de amenizar os impactos dessa tragédia para a advocacia local. O plantão da Comissão de Prerrogativas já atua para auxiliar diversos colegas e, agora, com a contribuição da Justiça do Trabalho, avançamos para a liberação imediata dos alvarás. Qualquer recurso, neste momento de crise, é ainda mais urgente", destaca o presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira.