16/02/2022 - 12:00 | última atualização em 17/02/2022 - 18:14

Ordem realiza campanha para ajudar vítimas das chuvas em Petrópolis

Seccional e Caarj enviarão doações para Região Serrana

Felipe Benjamin

A OABRJ e a Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj) estão recolhendo doações de itens emergenciais para auxiliar a população da Região Serrana, atingida pelas fortes chuvas na tarde de terça-feira, 15, que causaram deslizamentos de terra e deixaram mais de 30 mortos até agora.  O Centro de Petrópolis ficou inundado após as chuvas, e a cidade registrou ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, que atingiu pelo menos 80 casas. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública e a Defesa Civil da cidade decretou estágio de crise na região.

Em entrevista ao G1, o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, destacou o papel da Caixa de Assistência na ajuda às vítimas das chuvas. "Fiquei muito impactado com as imagens que vi das chuvas", afirmou Ricardo.

"A Caarj se solidariza, em primeiro lugar, com a população de Petrópolis, e vem fazendo desde a noite de terça-feira um trabalho forte com suas 63 subseções em todo o estado para arrecadar donativos. A ideia é usar o Colégio de Presidentes que acontecerá aqui na sexta e no sábado para que possamos receber esse material e enviá-lo para Petrópolis. Pretendemos levar as doações obtidas aqui no Rio no mesmo dia à Subseção de Petrópolis, pois quem tem fome não pode esperar. Isso já ocorreu em 2011 e estivemos lá ajudando a população da Região Serrana. A função da Caixa é dar assistência e isso ela faz".

O presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, reforçou o empenho da Seccional em acudir as vítimas das chuvas.

"A Ordem não se afastará de seu papel de apoiar a população petropolitana neste momento difícil", afirmou Luciano. "Já contactamos os presidentes de subseção e vamos unir forças para ajudar Petrópolis a enfrentar mais esta tragédia, destacando a importância de que a população de todo o estado saiba que pode contar com a OABRJ para levar as doações aos necessitados neste momento".

Os itens podem ser doados nas sedes das 63 subseções em todo o estado, e na Avenida Marechal Câmara, 210, no Centro. A Caarj e a OABRJ destacam como itens emergenciais colchonetes, água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza.