01/07/2022 - 22:00 | última atualização em 06/07/2022 - 18:33

COMPARTILHE

Comissão OAB Jovem toma posse em dia dedicado aos novos advogados

Em grande evento, grupo relembrou sua trajetória e apresentou futuros projetos

Biah Santiago

A OABRJ empossou na noite de sexta-feira, dia 1° de julho, no Plenário Evandro Lins e Silva, a Comissão OAB Jovem RJ, em evento com forte presença dos recém-chegados à advocacia e dirigentes da Ordem. A solenidade foi realizada logo após o  I Colégio Estadual de Presidentes da OAB Jovem e apresentou os projetos e questões objetivas do grupo, além de recapitular os feitos da última gestão. 

Entre as novidades, a parceria firmada com a Escola Superior de Advocacia (ESA), que vai oferecer aos jovens advogados e advogadas benefícios como o programa 'Sexto Ano', com cursos voltados às demandas da advocacia iniciante; o projeto 'Direito na Prática', aulas de especialização nas diferentes áreas do Direito; e os descontos nos cursos da ESA aos advogados e advogadas com até cinco anos de inscrição. 

Presidente da OAB Jovem, Amanda Magalhães também destacou a continuidade do projeto 'Meu primeiro token', que fornece descontos aos novos advogados na aquisição do Certificado Digital. Integrante da Comissão Especial para Revisão e Adequação da Tabela de Honorários Mínimos da OABRJ, Magalhães ressaltou, ainda, a preocupação da construção de uma nova tabela pensada, também, na realidade da jovem advocacia. 

“Nosso objetivo é trabalhar em três frentes dentro da Ordem: a institucional, com a construção de diálogos; a frente social, enquanto agentes de transformação; e a vertente voltada à capacitação, através desta parceria com a ESA”, informou a presidente. “A mensagem que deixo para vocês é de extrema gratidão. Obrigada por terem nos procurado para somar nas causas e operar em prol da advocacia de forma altruísta. Podemos ser ponte para efetuar mudanças e transformar o futuro dos novos advogados e advogadas”.


Presidente da OABRJ, Luciano Bandeira enfatizou na cerimônia a relevância de propagar ensinamentos e diálogos com a jovem advocacia no cuidado das relações humanas. Ele anunciou, também, o plano de recuperação de anuidades, aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da Seccional. “A Ordem existe para criar este sentimento de pertencimento. Em que cada um de vocês, jovens advogados e advogadas, sejam parte desta história, que este ano completa 92 anos. História essa fundamental para o pensamento republicano e para a cidadania brasileira”, ponderou.

“A OABRJ construiu ao longo de todo este tempo os conceitos básicos, a evolução da força da cidadania e a importância dos movimentos sociais. Para que cada cidadão brasileiro possa ter voz, capacidade de influenciar e oportunidade de escolher para onde quer seguir enquanto sociedade. A Ordem dos Advogados é, indiscutivelmente, seja nas subseções, na Seccional, ou no Conselho Federal, a voz das demandas da sociedade civil”.


Discursos destacaram a força da jovem advocacia na estrutura da Ordem


Em momento dedicado à fala dos componentes da mesa, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, iniciou destacando a participação da jovem advocacia em cargos de liderança: "Este espaço precisa ser ocupado por jovens advogados e advogadas para construir o presente e o futuro da Ordem. O aperfeiçoamento da advocacia jovem é uma das principais prioridades desta gestão e queremos vê-los cada vez mais atuantes nesta casa”.

Em seguida, o tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcello Oliveira, comentou a importância de estimular e dar suporte aos recém-chegados à advocacia:

“Os novos advogados e advogadas chegam com muito orgulho e vontade de trabalhar, mas nem sempre o mercado corresponde e oferece oportunidades com a mesma intensidade. Estarmos aqui, hoje, refletindo sobre esses assuntos e pensando em projetos que melhorem esta realidade é muito nobre. O engajamento e a energia de vocês nos engrandece”.


Secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre salientou a importância da representatividade negra inserida na jovem advocacia. “Tenho a certeza de que vocês farão um belíssimo trabalho, que irá representar e dignificar a advocacia fluminense. E ter jovens negros e negras é muito importante pela representatividade que isto causa. Nossa reparação está vindo pelo sistema de cotas raciais e pela paridade de gênero dentro do sistema OAB. Espero ver futuramente o rosto de vocês neste lugar que ocupamos hoje”.

Representando a Caarj, a presidente, Marisa Gaudio, ressaltou a esperança transmitida pela jovem advocacia nas batalhas travadas no dia a dia, e mensurou: "É uma felicidade enorme vê-los empenhados em trabalhar pela classe e pela sociedade. Só colhemos os frutos das sementes que jogamos. Digo que é possível todos aqui se sentirem representados por nós, e, no futuro, ocuparem espaços de poder dentro das instituições”.



Em nome do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a membra honorária vitalícia Rita Cortez refletiu sobre a capacidade da jovem advocacia de mudar a sociedade e todos aqueles que acreditam na força dos movimentos sociais.

“Hoje vocês têm o dever, a função e a obrigação de nos auxiliar a enxergar as novas perspectivas da advocacia, não só no Rio de Janeiro, mas em todo país. Os projetos criados por vocês influenciará a todos nós. Acredito na transformação do futuro e na preservação da história desta comissão e da Ordem”.

A solenidade prosseguiu com as alocuções da Diretoria da OAB Jovem, composta pelo 1º vice-presidente, Luiz Felipe Tostes; a 2ª vice-presidente, Ane Medeiros; o secretário-geral, Lucas Rebello; a secretária-adjunta, Izabela de Souza; e o coordenador, Bruno Gouvea. 

Também marcaram presença no evento o tesoureiro da Caarj, Fred Mendes; o ouvidor-geral da OABRJ, Carlos Henrique Carvalho; os presidentes das subseções de Belford Roxo, Abelardo Tenorio; Teresópolis, Edio Ribeiro; Miracema, Veronica Estephaneli; São Gonçalo, Andreia Pereira; e Barra da Tijuca, Marcus Soares; a presidente da Comissão OAB Mulher da Seccional, Flávia Ribeiro; e a presidente da Comissão de Estudos de Improbidade Administrativa da OABRJ e coordenadora acadêmica da ESA, Thais Marçal.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da OABRJ no YouTube. Veja no álbum abaixo a foto de todos os integrantes empossados na cerimônia. 

Abrir WhatsApp