19/09/2024 - 10:24

Saiba como ativar o Múltiplo Fator de Autenticação no sistema eProc da Justiça Federal

Biah Santiago

O Múltiplo Fator de Autenticação, também conhecido como autenticação em dois fatores (2FA), passará a ser obrigatório para todos os usuários do sistema eProc na Justiça Federal no Rio de Janeiro, em cumprimento à Portaria nº 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implementação do método como requisito funcional para acesso a sistemas judiciais sensíveis.

O sistema fornece segurança adicional, unindo a senha de usuário já cadastrada ao uso do smartphone. Somente com a combinação destes dois mecanismos será possível efetuar o login. Após validar a senha, será preciso informar o código de seis dígitos gerado pelo aplicativo Google Authenticator, que deve estar pré-instalado no  celular antes de realizar o procedimento.

Veja aqui o vídeo e/ou clique neste link para acessar a cartilha com o passo a passo para habilitar o 2FA no seu usuário do eProc.

A diretora de Inclusão Digital e Inovações da OABRJ, Maria Luciana Souza, frisa que as medidas de segurança adicionam uma camada de proteção contra acessos indevidos ao sistema.

“Hoje, existem diversos métodos de autenticação, como o uso de aplicativos, e-mail ou mensagens de texto. Na prática, a Justiça Federal adicionou uma camada extra de segurança para uso dos sistemas judiciais, o que protege tanto os usuários internos, quanto os externos, como, por exemplo, a advocacia”, avalia Maria Luciana.

“Essa determinação visa dificultar incidentes de segurança da informação, que podem ter repercussões catastróficas. A Diretoria de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ aconselha os colegas a adotarem o uso do 2FA, conforme implementado e recomendado pelos tribunais, pois isso poupa eventuais tentativas de burlar esse processo e de expor usuários a riscos sistêmicos, coisas que podem comprometer o acesso nos sistemas de Justiça”.

Segundo a presidente da Comissão da Justiça Federal da Seccional, Alessandra Lamha, a ideia é tornar o sistema seguro e fácil para o manuseio da advocacia.

“Acredito que o passo a passo vai ajudar quem tem dificuldade em entender o sistema, então, a adesão da advocacia é importante para aprimorar o uso da autenticação de dois fatores. Esse procedimento serve para o sistema fluir e operar de forma mais segura, já que são dados sensíveis e precisam ter uma verificação mais otimizada”, observa.