16/02/2023 - 18:22 | última atualização em 27/02/2023 - 18:32

COMPARTILHE

OABRJ retoma luta pela convocação de aprovados em concurso do TJRJ perante nova gestão do tribunal

Comissão de Celeridade correlaciona reposição dos servidores com melhora da prestação jurisdicional

Clara Passi

A OABRJ, por meio da Comissão de Celeridade Processual (CCP), organiza a retomada dos esforços - agora perante a nova administração do Tribunal de Justiça -  pela convocação dos oficiais de justiça classificados num concurso que selecionou servidores de diversas carreiras. O certame homologado em março de 2022 classificou 290 candidatos para este cargo, mas somente cinco foram convocados até o momento.

Um estudo recente de lotação (Provimento nº 05/2023) divulgado, em janeiro deste ano, pela Corregedoria do próprio TJRJ, apontou déficit de 220 oficiais de justiça. As comarcas cuja situação é mais alarmante são Alcântara (São Gonçalo), Nova Iguaçu/Mesquita e Bangu, mas o problema aflige também outras localidades, notadamente Angra dos Reis.

Nesta quinta-feira, dia 16, a vice-presidente da OABRJ e presidente da Comissão de Celeridade Processual, Ana Tereza Basilio, e a secretária-geral do grupo, Manoela Dourado, reuniram-se com os representantes da Comissão de Aprovados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Ricardo Dimitri, Caroline Araújo, Thiago Machado e Claudio Farias), e discutiram abordagens para sensibilizar o novo presidente do TJRJ, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, sobre a urgência da contratação dos novos oficiais de justiça. Para as representantes da Ordem, pode pesar a favor o fato de Cardozo ter sido corregedor-geral da Justiça, familiarizado, portanto, com as carências desses quadros nas comarcas. 

Certa de que o esvaziamento cartorário e a consequente queda na qualidade do atendimento nas serventias cartoriais estruturam a morosidade processual, a OABRJ envida esforços desde o ano passado pela contratação dos aprovados. Basilio reuniu-se com o Comitê Gestor Regional do TJRJ e com a Corregedoria do tribunal, promoveu diversos encontros com os aprovados e organizou um abaixo-assinado que obteve milhares de assinaturas. O sindicato e a Associação dos Oficiais de Justiça (Sindojus/Aoja-RJ) também fazem parte dessa força-tarefa.  

“Voltaremos à Presidência do TJ para que, ao menos, chamem uma parte dos aprovados. Reiteraremos ao presidente o pleito que fizemos a ele quando era corregedor, e pedir que essas contratações sejam feitas este ano”, disse Basilio. 


“Chamaremos a atenção para o que é a atividade fim do  tribunal: a necessidade de atender bem o jurisdicionado. Se eles próprios identificam um déficit de centenas de oficiais de justiça, cabe questionar quando e quantos serão chamados”. 



A partir de dados levantados pelo próprio tribunal, os candidatos aprovados chegaram à conclusão de que a falta de pessoal vem provocando graves danos ao andamento processual - estima-se que milhares de mandados deixam de ser expedidos-  já que a atividade de oficial de justiça é privativa dos bacharéis concursados para esta carreira específica. 

O rápido avanço da digitalização dos atos judiciais não torna obsoleta a função humana de efetivar ordens judiciais ou mesmo a possibilidade de intimação por WhatsApp, frisaram os candidatos aprovados. A média de idade avançada e a iminente aposentadoria dos profissionais que ocupam hoje esses postos pode agravar o cenário. 


“Trata-se de uma atividade extremamente relevante e essencial para a efetivação do ditame constitucional do acesso à justiça pelo cidadão. A falta de estrutura deixa milhares de jurisdicionados aguardando providências, por vezes, urgentíssimas, e advogados esperando recebimento de honorários -  verba alimentar”, ressalta Basilio.

Abrir WhatsApp