19/10/2022 - 16:29

COMPARTILHE

OABRJ participou de Ação Social promovida pelo Procon Carioca

CDC representou a Seccional no evento prestando orientação jurídica à sociedade

Biah Santiago


Representando a OABRJ, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) participou nesta quarta-feira, dia 19, do Mutirão de Conciliação do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon Carioca), realizado no Largo da Carioca, Centro do Rio. A Seccional, em parceria com o instituto, prestará suporte gratuito à sociedade até a próxima sexta-feira, dia 21, das 10h às 16h, no mesmo local. 

A iniciativa, que faz parte da comemoração aos 11 anos do Procon Carioca, celebrado na tarde de terça-feira em evento na sede da OABRJ, reúne diversas instituições públicas e privadas para prestar atendimento sem custos à população em prol dos direitos do consumidor, como a Secretaria do Governo do Brasil do Rio de Janeiro (Segov RJ); as operações Segurança Presente - da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) - e Lei Seca; o programa governamental RJ para Todos; e demais instituições de serviço bancário, comercial e telefonia. 

Presidente da CDC, Tarciso Amorim explicou o papel da comissão na prestação de serviços sociais em colaboração com o evento.

“O compromisso da nossa comissão neste evento do Procon Carioca, que faz essa ação mais de uma vez por ano, é orientar a população na parte jurídica”, esclareceu Amorim. 


“Os consumidores são atendidos em possíveis débitos com serviços de energia elétrica, água e gás natural, por exemplo. Eles são atendidos pelas concessionárias e em caso de dúvidas o Procon encaminha para gente. Fazemos essa triagem em relação à proposta de acordo e explicamos tudo de forma mais objetiva para o consumidor”.



Representante do instituto e membro da comissão na OABRJ, a advogada e assessora chefe do Procon Carioca, Renata Ruback destacou a importância de promover iniciativas gratuitas para auxiliar a sociedade.

“O mutirão é muito importante, pois reúne serviços não somente do Procon Carioca, mas também de orientação jurídica prestada pela OABRJ e pela Defensoria Pública”, contou Ruback.

“Outros serviços também são realizados como assistência social e ações de sustentabilidade com coletas de lixo eletrônico. O foco é a realização de atendimento das reclamações dos consumidores, com a intermediação do Procon nas negociações que buscam acordos benéficos ao consumidor, o qual já sai com seu problema totalmente resolvido contando, também, com o auxílio da Ordem”. 

O evento contou, ainda, com outras atividades, como cortes de cabelo para homens e mulheres, cuidados odontológicos, além de dicas sobre a prevenção ao câncer de mama e pontos de coleta para reciclagem. 

Os integrantes da comissão que também participaram da ação social foram os colegas Daniela Campos, Raquel Vasquez, Bianca Caetano, Ana Bas e Vinicius Deserto Nascimento.

Abrir WhatsApp