18/10/2022 - 18:50 | última atualização em 20/10/2022 - 19:35

Procon Carioca celebra 11 anos na OABRJ

Evento no Plenário Evandro Lins e Silva marcou aniversário do instituto

Felipe Benjamin

O Plenário Evandro Lins e Silva foi palco das comemorações do 11º aniversário do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon Carioca), na tarde de terça-feira, dia 18. Representada pelo presidente Luciano Bandeira e pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Seccional, Tarciso Amorim, a OABRJ cedeu o espaço para a celebração que lotou as fileiras do auditório, localizado na sede da Seccional.

Completaram a mesa do evento o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Eduardo Biondi; o representante da Secretaria das Cidades (Secid), Renato Moura;  o diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, e o coordenador do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon), Plínio Lacerda.

"Hoje estou aqui como convidado", afirmou Luciano. "É uma felicidade estar aqui, e quero parabenizar o Igor por ter feito do Procon o mais eficiente ao menor custo. É o que se espera da administração pública. Estou muito feliz da Ordem poder receber esse aniversário de 11 anos do Procon Carioca, que é um marco, mas também é mais um passo rumo ao grande sucesso".

Coordenador do Condecon, Plínio Lacerda destacou o bom trabalho da CDC da OABRJ e falou sobre os desafios da evolução tecnológica na prestação de serviços.

"O Procon está de parabéns por reunir aqui todos os segmentos do Direito do Consumidor em busca de garantir direitos àqueles que são vulneráveis", afirmou Lacerda. "E é importante percebermos a necessidade de aprimoramento na capacitação das pessoas. A modernidade traz consequências. Na Assembleia Legislativa recebemos reclamações constantes de pessoas que ainda não se habituaram aos aplicativos e têm dificuldade de lidar com o número cada vez menor de guichês".

Responsável por uma apresentação das atividades do Procon Carioca, Igor Costa falou sobre a necessidade de apresentar os resultados do instituto à sociedade.

"Mais do que uma comemoração de um aniversário, essa é uma oportunidade para prestarmos contas à sociedade e dialogarmos com todos os setores", afirmou.

"Temos quatro pilares no Procon Carioca: a educação, o atendimento, a fiscalização e agora também, a transparência. Não estamos tentando inventar a roda, e sim incrementar o desempenho. Foi difícil trabalhar com uma equipe enxuta, mas em vez de reclamar, buscamos alternativas para alcançar os resultados que buscamos, superando todos os índices de uma década de Procon".

Ao fim da cerimônia, Luciano, Biondi, Lacerda e Tarciso foram homenageados com placas comemorativas.