10/03/2022 - 12:06 | última atualização em 11/03/2022 - 12:25

OABRJ inaugura posto avançado do Detran na Casa Celso Fontenelle

Medida é fruto de parceria fechada pela Comissão de Prerrogativas no ano passado

Felipe Benjamin

A OABRJ inaugurou na noite de quarta-feira, dia 9, o Posto Avançado de Atendimento do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) nas instalações da Casa de Prerrogativas Celso Fontenelle, no Centro do Rio. Fruto de um convênio assinado em setembro de 2021, o posto - localizado na Rua da Assembleia nº 10/11º anda - funcionará para uso da advocacia e protocolo das petições nos processos administrativos de trânsito. Além das diretorias da OABRJ e da Caarj, representadas na mesa pelos presidentes da Ordem, Luciano Bandeira, e da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira, a inauguração contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do secretário de governo, Rodrigo Bacellar, e do presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder - todos advogados.

A novidade faz parte de uma série de medidas empreendidas pela Comissão de Prerrogativas da Seccional para facilitar a rotina da advocacia. Presidente da OABRJ, Luciano Bandeira celebrou a parceria da Ordem com o Governo Estadual:

"Quero dizer que estou muito feliz de estar aqui hoje, e agradeço mais uma vez a parceria com várias secretarias do estado, como a Seap e o Detran", afirmou o presidente. "Com essa ideia de integração, conseguimos trazer melhorias para a atividade diária da advocacia, mas também para o cidadão, que será o beneficiário final desse trabalho. Ter um governador advogado ajuda e tenho certeza de que essa parceria será ampliada e conseguiremos construir soluções para a cidadania e para a advocacia em mais áreas".

Presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira detalhou algumas das parcerias da Seccional na busca por melhorias para o exercício da advocacia e para a rotina profissional dos colegas.

"Desde que nos foi confiada a missão da Comissão de Prerrogativas, uma das nossas intenções é gerar integração com o Estado do Rio de Janeiro e seus poderes. Esse é um projeto consistente, que faz a diferença para a vida da classe. Trouxemos o Detran e o Estado para dentro das nossas instalações, porque há muitas pautas que geram interseção entre a Ordem e os outros poderes, afinal somos todos operadores do Direito, e todos de alguma forma servimos de canal para a cidadania. Estamos realizando, no final das contas, o objetivo do próprio Estado. Esse é um presente do presidente Luciano Bandeira a todos os advogados e advogadas do Rio de Janeiro".

Adolfo Konder relembrou as negociações para a instalação do posto e destacou o número de advogados que hoje militam nos recursos relativos a multas. Para ele, a facilidade de ampliar os espaços para emissão de habilitação e identidade civil contempla os interesses da OABRJ, mas, principalmente, aumenta a capacidade de atender melhor os cidadãos.

"O Marcello me procurou e falou da importância de ter um espaço que facilite não apenas o Detran, mas também a OABRJ. O governador me chamou para a missão de atender melhor o cidadão e é muito importante que a gente tenha essa parceria com a Ordem, com um espaço altamente qualificado para os advogados", disse o presidente do Detran-RJ

O governador do Rio de Janeiro destacou o importante papel da advocacia na melhoria dos serviços públicos para a população do estado.

"Sempre que damos um benefício à advocacia, não é apenas o advogado que é beneficiado", afirmou Cláudio Castro. "É uma visão pequena achar que estamos beneficiando uma classe. Quando melhoramos algo para os advogados, a população está tendo mais acesso ao Estado, e somos obrigados a melhorar os serviços públicos, tornando-os mais rápidos, mais desburocratizados e mais universais. Agradeço novamente à OABRJ, que é, com certeza, uma das instituições que mais defende nossa população, e torço para que essa parceria continue", pontuou o gorvernador.

Além de Luciano Bandeira e Marcello Oliveira, estiveram presentes o presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, e sua vice, Marisa Gaudio; a secretária-adjunta da OABRJ, Mônica Alexandre; o presidente do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Alfredo Hilário, e o conselheiro federal Paulo Salomão.