13/09/2021 - 16:47 | última atualização em 14/09/2021 - 20:22

COMPARTILHE

OABRJ entrega Medalha Sobral Pinto a mais 53 colegas

Ex-presidente do IAB, Técio Lins e Silva recebeu homenagem

Felipe Benjamin

Nesta segunda-feira, 13, a OABRJ realizou duas sessões de entrega da Medalha Sobral Pinto, concedida a advogados que completam 50 anos de carreira na profissão. Pela manhã, a cerimônia aconteceu logo após a palestra do ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, e homenageou, entre outros, o advogado Técio Lins e Silva, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Pela manhã, estiveram presentes na solenidade o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira; a vice-presidente Ana Tereza Basílio; o presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; a tabeliã do 15º Ofício de Notas, Fernanda Leitão, e o vice-presidente do IAB, Sydney Sanchez. Na cerimônia da tarde, Luciano, Ricardo e Ana Tereza receberam a companhia de Álvaro Quintão, secretário-geral da OABRJ, e Daniel Apolônio, presidente da Comissão do Direito do Trabalho do IAB. 

Luciano Bandeira agradeceu aos homenageados por seus serviços prestados, destacando a figura de Sobral Pinto. “Quero cumprimentar cada advogada e advogado aqui”, afirmou o presidente da Seccional.

“Sobral Pinto é o ideal da advocacia, com combatividade e determinação e muitas vezes sem receio da própria integridade pessoal na defesa do interesse que lhe foi confiado. Por isso a Medalha Sobral Pinto se tornou o símbolo do agradecimento da Seccional do Rio de Janeiro a cada um de vocês que representaram e construíram a história da advocacia com dignidade, com independência, com firmeza de valores e atravessaram esses 50 anos com a história da advocacia sendo construída. Tenho certeza de que a advocacia desempenhará novamente, como fez muitas vezes, um papel fundamental no desenvolvimento e no progresso da nossa sociedade. Quando você passa no fórum e dizem ‘lá vai um colega bravo, lutador, digno e ético’, aí sim podemos medir o sucesso de uma carreira", disse.

 

A vice-presidente da OABRJ destacou a presença de Técio Lins e Silva entre os homenageados. 

“Queria homenagear aqui talvez um dos maiores símbolos da advocacia criminal, cuja presença nos enche de alegria, de honra e de esperança: Técio Lins e Silva”, afirmou Ana Tereza. “Técio representou a advocacia brilhantemente no Conselho Nacional de Justiça, foi presidente do IAB e representa tudo o que a gente espera de um grande advogado, tudo o que esperamos alcançar na advocacia”. 

O ex-presidente do IAB relembrou momentos marcantes ao lado de Sobral Pinto antes da distribuição das medalhas. 

“Em 1987 assumi a Secretaria de Estado de Justiça e Sobral enfrentava dificuldades econômicas”, contou Técio. "Resolvemos dar a ele o título de defensor público honorário. Foi votada na Assembleia uma lei que lhe dava esse título. Ele recusou o título dizendo 'Não recebo pelo que não fiz', e tivemos que fazer outra lei para revogar o título. Esse era Sobral, com quem advoguei muito na Justiça Militar durante os anos de chumbo. Era uma figura impressionante com quem tive o prazer de conviver na profissão e de tentar ter 1% daquele vigor na advocacia em defesa de todas as causas, sobretudo da liberdade”. 

Em seu discurso, Álvaro Quintão homenageou os receptores da medalha em quem disse buscar inspiração. 

“Existem dois momentos muito gratificantes para os dirigentes de Ordem”, afirmou o secretário-geral da OABRJ. “O primeiro é a entrega de carteiras para os novos advogados, ver a juventude olhando para a frente e sonhando. Outro momento é esse: poder entregar essa medalha àqueles que honraram essa profissão. Em momentos tão difíceis da nossa história, a advocacia sempre esteve presente. Espero um dia poder chegar aos 50 anos de carreira”. 

Veja abaixo o nome de todos os agraciados com a Medalha Sobral Pinto e reveja em nosso canal no YouTube as duas cerimônias completas:

Na parte da manhã

Adir Costa Abraão
Basílio Gonzalez Vilar
Elder Manuel Amaral Guedes
Flávio Colares Werneck
Francisco Antônio Souto e Faria
Gentil Silva Júnior
Gilberto Cavalcante
Harun Urata
Haskar Raul de Louzano
Hilton Tostes de Azevedo Neto
Jefferson de Andrade Figueira
Joaquim de Arruda Falcão Neto
Jorge Cincorá dos Santos
Jose Luis Sarmento Maranhão
Maria Manuela Costa Teixeira Leite
Marileia Barroso Magalhães
Maximilio Gonçalves Fontes Neto
Mario de Souza Figueiredo
Mario Jorge Campos Rodrigues
Mario Lisboa Wainchenberg
Nizomar Lustoza Dourado e Silva
Paulo Roberto Munhoz da Fontoura
Sueli Vilar Vasconcelos de Carvalho
Suely Barroso Mosqueira
Técio Lins e Silva
Valter José das Neves
Narim Murad

Na parte da tarde

Arinda Lúcia Rocha de Faria
Arthur Carlos da Rocha Muller
Carlos Acioli Redolfe
Cristiano Morais Alves
Evandro Boia do Nascimento
Francisco Domingues Lopes
Helina de Moura Luz Rocha
Ivone Telles Valente
Janete da Fonseca
José Ernesto Ney
João Luis Daflon
Joaquim Andrade Gomes
Jocélio Correa Pereira
Josué Lemos Bezerra
Lia Jaramillo
Lizete da Silva
Luis Carlos Marques Simões
Luis Evandro 
Martinho Cesar Garcez
Orlindo Elias Filho
Paulo Mário Correa Cardoso
Pedro Aurélio de Matos Gonçalves
Pedro Paulo Antunes de Siqueira
Rui Ferreira Neves Filho
Sergio Bastos Viana de Souza
Valdir Gomes dos Santos

Abrir WhatsApp