15/06/2022 - 15:36 | última atualização em 22/06/2022 - 16:07

OABRJ atualiza acessibilidade nos equipamentos da Seccional e instala novas ferramentas nas subseções

Inclusão de pessoas com deficiência é premissa antiga da Ordem

Biah Santiago

A OABRJ, em parceria da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) com a Diretoria de Apoio à Advocacia, atualizou as ferramentas de acessibilidade digital nos computadores da Seccional e ampliará as instalações do serviço para as subseções.  A inclusão de pessoas com deficiência é uma preocupação recorrente por parte da Ordem, que reforçou o compromisso de promover a visibilidade da pauta desde a implementação do Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, atestou que a advocacia merece ter todos os recursos disponíveis para exercer seu ofício de forma justa, e independente de suas características humanas.

"Uma das principais bandeiras da OABRJ é a acessibilidade. No contexto atual, em que o trabalho da advocacia é substancialmente digital, se faz ainda mais importante que os nossos equipamentos permitam, com a facilidade da tecnologia, o trabalho pleno dos profissionais com deficiência visual", afirmou Basilio.

O principal objetivo desta iniciativa é manter a Ordem sempre atualizada e voltada às necessidades para as práticas advocatícias, de acordo com as normas nacionais e internacionais de acessibilidade.

Segundo o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, a diversidade e a pluralidade ainda não são temas muito pautados no país. "Lamento, também, pela falta de inclusão social em determinados cargos e instituições", completou.

“Quase sempre pessoas com deficiência visual são excluídas, causando situações de segregação e preconceito. Por isso, esta iniciativa da OABRJ e da Caarj, de acessibilizar os computadores dos postos de atendimento, é primordial no processo de valorização das advogadas e dos advogados com deficiência visual de nosso estado”.

Estes novos recursos proporcionam a instalação do programa para leitura de tela NVDA (NonVisual Desktop Access, em tradução livre, Desktop de Acesso Não Visual), que visa difundir a utilização do software para que advogados com deficiência tenham condições de acesso com mais autonomia e igualdade de oportunidade.

A diretora de Apoio à Advocacia da OABRJ, Emília Garcez, enfatizou que priorizar o acesso é mais um avanço da instituição perante a sociedade.

“O intuito é preservar e garantir o direito ao pleno exercício profissional através de soluções inovadoras”, explicou Garcez. “As atualizações necessárias à acessibilidade do advogado e da advogada com deficiência visual, além de ser uma condição de prerrogativas, é um tema sensível e de inclusão social que merece tratamento especial pela OABRJ. Com essa medida, damos um passo importante na promoção de direitos individuais e sociais dos advogados com deficiência".

Com as novas medidas, consolida-se o compromisso da atual gestão da OABRJ de preservar as ações focadas na valorização do direito da advocacia, assegurando melhor acesso à classe.