Digite alguma palavra-chave
OK
Fale com a
OABRJ
Violação de
Prerrogativas
Área Restrita
Institucional
Conselho Seccional
Comissões
Legislação
Subseções
Estrutura
História da OAB
Caarj
OAB Nacional
TED
ESA
Programação
Eventos
Exame de Ordem
Exames
Banco de provas
Estatísticas
Serviços
Tabelas
Câmara de Mediação
Parcerias e convênios
Busca de inscritos
Escritórios digitais
Salas de Amamentação
Gestão de escritórios
Guias de recolhimento
Inscrição nos quadros
Jovem advocacia
Transporte
Webmail
Modelos de documento
Fique Digital
Recorte Digital
Pontos de atendimento
Ementas | Jurisprudências
Prerrogativas
Pauta das audiências de custódia
CPAP
Envio de violação
Kit Prerrogativas
Alvará prejudicado
Extrato de Pena – VEP
Cartilha
Página de acompanhamento de denúncias
Plantão Prerrogativas
(21) 998 037 726
Advoga
Anuidade
Transparência
Publicações
Últimas Notícias
OABRJ Digital
Colunistas
Tribuna da Advocacia
Tribuna da Advocacia - edição virtual
Cartilhas temáticas
Livros
Revista Eletrônica OABRJ
Equipe de Comunicação
FAQ
Home
OAB/RJ Digital
Zona Oeste ou Centro?
Morto em assalto, colega é homenageado em galeria sobre violência urbana em Niterói
13/05/2013 - 11:38
Morto em assalto, colega é homenageado em galeria sobre violência urbana em Niterói
“Meu pai ficou espantado quando descobriu que a OAB/Niterói tinha uma galeria para homenagear advogados assassinados. Hoje, ironicamente, o nome dele está sendo incluído nesta lista”, lamentou Gilza Fernandes, filha do advogado e desembargador aposentado Gilberto Fernandes, morto no dia 25 de outubro de 2012, em Icaraí, durante uma tentativa de assalto. Fernandes é o 18º nome da Galeria de Advogados Vítimas da Violência Urbana, inaugurada em 2007 pelo presidente da subseção, Antonio José Barbosa da Silva. A homenagem foi realizada no dia 17 de abril e teve a presença de familiares, amigos e autoridades.
Filho de uma família humilde, Gilberto foi o primeiro desembargador negro no estado. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ingressou na magistratura em 1964. Após se aposentar, voltou a advogar e atuou ao lado de seu sobrinho, Sérgio Fernandes, na Comissão OAB Vai à Escola da 16ª Subseção. Ele foi assassinado aos 79 anos.
“Eu gostaria que nunca acontecessem cerimônias assim. Mas a galeria foi a forma que encontramos para deixar registrado na história o problema da violência na cidade. A OAB/Niterói homenageia casos conhecidos de advogados vítimas da violência, mas sei que esta é uma pequena parcela da sociedade. Espero que as autoridades façam alguma coisa para que não precisemos realizar cerimônias como esta novamente”, afirmou o presidente da subseção.
A postura de Gilberto Fernandes, defensor das causas sociais, contrário à pena de morte e preocupado com o aumento da violência, foi ressaltada por amigos e família. “Tenho certeza de que meu pai já perdoou seus assassinos. Para ele, antes de culpar uma pessoa era necessário entender o que a levou a tomar tal atitude. A realidade social e a falta de estrutura familiar sempre foram apontadas por ele como as grandes causas da violência”, disse Gilza, emocionada. “Meu marido lutou tanto pelo fim da violência e infelizmente acabou sendo mais uma vítima desta realidade”, lamentou a viúva Maria José Alves Fernandes.
Em 16 de abril, um dia antes da cerimônia na OAB/Niterói, foi realizada a primeira audiência do processo de julgamento dos assassinos confessos do desembargador: Jeferson Siqueira Barcelos, preso seis dias após o crime, e Rodrigo Moraes Pereira, encontrado pela polícia pouco tempo depois.
Galeria Inaugurada no dia 16 de outubro de 2007, a Galeria de Advogados Vítimas de Violência Urbana retrata casos de colegas mortos de forma violenta, em diferentes épocas. Dentre os nomes incluídos recentemente estão os dos advogados Amilar Vieira Filho e Adhemar José Mello Reis.
Além dos familiares, estiveram presentes na solenidade os desembargadores João Ziraldo, Hilário Duarte e Manoel Alberto Rêbelo; o deputado estadual Felipe Peixoto; o secretário de governo de Niterói, Rivo Gianini; e o vereador Bruno Lessa.
Abrir WhatsApp