13/05/2013 - 11:38

Morto em assalto, colega é homenageado em galeria sobre violência urbana em Niterói

“Meu pai ficou espantado quando descobriu que a OAB/Niterói tinha uma galeria para homenagear advogados assassinados. Hoje, ironicamente, o nome dele está sendo incluído nesta lista”, lamentou Gilza Fernandes, filha do advogado e desembargador aposentado Gilberto Fernandes, morto no dia 25 de outubro de 2012, em Icaraí, durante uma tentativa de assalto. Fernandes é o 18º nome da Galeria de Advogados Vítimas da Violência Urbana, inaugurada em 2007 pelo presidente da subseção, Antonio José Barbosa da Silva. A homenagem foi realizada no dia 17 de abril e teve a presença de familiares, amigos e autoridades.
 
Filho de uma família humilde, Gilberto foi o primeiro desembargador negro no estado. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ingressou na magistratura em 1964. Após se aposentar, voltou a advogar e atuou ao lado de seu sobrinho, Sérgio Fernandes, na Comissão OAB Vai à Escola da 16ª Subseção. Ele foi assassinado aos 79 anos. 
 
“Eu gostaria que nunca acontecessem cerimônias assim. Mas a galeria foi a forma que encontramos para deixar registrado na história o problema da violência na cidade. A OAB/Niterói homenageia casos conhecidos de advogados vítimas da violência, mas sei que esta é uma pequena parcela da sociedade. Espero que as autoridades façam alguma coisa para que não precisemos realizar cerimônias como esta novamente”, afirmou o presidente da subseção.
 
A postura de Gilberto Fernandes, defensor das causas sociais, contrário à pena de morte e preocupado com o aumento da violência, foi ressaltada por amigos e família. “Tenho certeza de que meu pai já perdoou seus assassinos. Para ele, antes de culpar uma pessoa era necessário entender o que a levou a tomar tal atitude. A realidade social e a falta de estrutura familiar sempre foram apontadas por ele como as grandes causas da violência”, disse Gilza, emocionada. “Meu marido lutou tanto pelo fim da violência e infelizmente acabou sendo mais uma vítima desta realidade”, lamentou a viúva Maria José Alves Fernandes.
 
Em 16 de abril, um dia antes da cerimônia na OAB/Niterói, foi realizada a primeira audiência do processo de julgamento dos assassinos confessos do desembargador: Jeferson Siqueira Barcelos, preso seis dias após o crime, e Rodrigo Moraes Pereira, encontrado pela polícia pouco tempo depois.  
Galeria Inaugurada no dia 16 de outubro de 2007, a Galeria de Advogados Vítimas de Violência Urbana retrata casos de colegas mortos de forma violenta, em diferentes épocas. Dentre os nomes incluídos recentemente estão os dos advogados Amilar Vieira Filho e Adhemar José Mello Reis.
Além dos familiares, estiveram presentes na solenidade os desembargadores João Ziraldo, Hilário Duarte e Manoel Alberto Rêbelo; o deputado estadual Felipe Peixoto; o secretário de governo de Niterói, Rivo Gianini; e o vereador Bruno Lessa.

Abrir WhatsApp