Digite alguma palavra-chave
OK
Fale com a
OABRJ
Violação de
Prerrogativas
Área Restrita
Institucional
Conselho Seccional
Comissões
Legislação
Subseções
Estrutura
História da OAB
Caarj
OAB Nacional
TED
ESA
Programação
Eventos
Exame de Ordem
Exames
Banco de provas
Estatísticas
Serviços
Tabelas
Câmara de Mediação
Parcerias e convênios
Busca de inscritos
Escritórios digitais
Salas de Amamentação
Gestão de escritórios
Guias de recolhimento
Inscrição nos quadros
Jovem advocacia
Transporte
Webmail
Modelos de documento
Fique Digital
Recorte Digital
Pontos de atendimento
Ementas | Jurisprudências
Prerrogativas
Pauta das audiências de custódia
CPAP
Envio de violação
Kit Prerrogativas
Alvará prejudicado
Extrato de Pena – VEP
Cartilha
Página de acompanhamento de denúncias
Plantão Prerrogativas
(21) 998 037 726
Advoga
Anuidade
Transparência
Publicações
Últimas Notícias
OABRJ Digital
Colunistas
Tribuna da Advocacia
Tribuna da Advocacia - edição virtual
Cartilhas temáticas
Livros
Revista Eletrônica OABRJ
Equipe de Comunicação
FAQ
Home
OAB/RJ Digital
Suspensa a implantação do PJe-JT em 19 cidades
Vara do Trabalho e Sala da OAB são inauguradas no mesmo dia em Maricá
10/04/2013 - 17:13
Vara do Trabalho e Sala da OAB são inauguradas no mesmo dia em Maricá
O dia 8 de março foi de dupla inauguração em Maricá. Juntamente com a Vara do Trabalho do município, foi aberta aos advogados a nova Sala da OAB, que funciona no mesmo edifício, localizado na Avenida Roberto Silveira, 140, no Centro. Segundo o presidente da 38ª Subseção, Amilar Dutra, o momento é de comemoração. “Desde a minha primeira gestão, vinha lutando pela Vara do Trabalho. Agora que conseguimos, a alegria é muito grande. É como se fosse um filho nosso”, disse ele, lembrando que o primeiro passo para que a serventia se tornasse realidade foi dado pela Ordem em 2007, com a criação do Posto Avançado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
De acordo com Amilar, Maricá está passando por um processo de crescimento econômico e populacional motivado pela criação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e, consequentemente, a demanda processual também tem aumentado. Por isso, a serventia é tão necessária. “O município está vivenciando explosões demográfica e econômica. São várias empresas se instalando na cidade e isso tem reflexos na Justiça do Trabalho. Com a nova vara, serão beneficiados todos os que estão envolvidos neste processo de crescimento, especialmente advogados, que não precisam mais ir a Niterói para trabalhar”, comentou.
Criada pela Lei nº 12.625/2012 originalmente para Niterói, a vara foi destinada à Maricá após a aprovação da proposta de descentralização da jurisdição da Comarca de Niterói, em junho de 2012. A expectativa é que a serventia reduza o número de ações trabalhistas distribuídas em Niterói.
Processo eletrônico
A recém-criada serventia já começou a operar utilizando o Processo Judicial eletrônico da Justiça Trabalhista(PJe-JT). Por conta disso, não são aceitos nela autos físicos e as petições iniciais só podem ser distribuídas eletronicamente.
O presidente da subseção garantiu que a OAB/Maricá fará sua parte para ajudar os advogados a se adaptarem ao novo sistema. “Uma funcionária receberá treinamento sobre o PJe-JT no Rio de Janeiro”, informou.
Vale lembrar que, como o PJe-JT foi implantado em Maricá antes da decisão do TRT de interromper o cronograma do interior, a suspensão não inclui a Vara do Trabalho da cidade.
Equipada com computadores e impressora multifuncional, a nova sala funciona no 8º andar do prédio e recebeu o nome do fundador da OAB/Maricá, o advogado José Carlos da Silva.
Estiveram presentes o prefeito de Maricá, Washington Quaquá; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Horta; o presidente do TRT, desembargador Carlos Alberto Drumond; a ex-presidente do TRT, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry; o secretário-geral da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro; e os filhos do advogado homenageado, Marcelo Oliveira da Silva, Milena Oliveira da Silva e Maria Oliveira da Silva.
Abrir WhatsApp