10/06/2013 - 12:09

Niterói inaugura Núcleo Digital

Pioneira nas iniciativas voltadas para o apoio ao peticionamento eletrônico, a OAB/Niterói inaugurou, no dia 24 de maio, seu Núcleo Digital. Idealizado pela subseção, o espaço foi construído em parceria com a Seccional e a Caarj, sendo a Caixa a responsável por ceder os equipamentos e financiar a reforma, conforme explicou o presidente da 16ª Subseção, Antonio José Barbosa da Silva.
 
Localizado no 3º andar da sede da OAB/Niterói, o núcleo reúne a Central de Peticionamento eletrônico, que agora conta com dez computadores e três funcionários; a Certificação Digital, que passou a ter espaço para dois atendentes; e o Centro de Inclusão Digital, preparado para receber aulas práticas de processo eletrônico e que tem sete computadores. Outra novidade é o serviço de preenchimento eletrônico da Guia de Recolhimento de Receita Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Grerj), que pode ser solicitado no núcleo. “Os funcionários da subseção foram ao Rio para realizar o treinamento de preenchimento da Grerj. É mais uma novidade que lançamos nesta subseção e tenho certeza que será repassada às demais regiões pela Seccional”, disse Antonio José.
 
A promessa de expansão de núcleos digitais no estado foi feita pelo tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, que representou o presidente Felipe Santa Cruz na inauguração. “Felipe percebeu que o processo eletrônico não pode ser um instrumento de afastamento dos advogados. Iniciativas voltadas para o apoio aos colegas são sempre bem vindas e serão levadas às demais subseções”, afirmou.
 
De acordo com o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, também presente à solenidade, se as arestas do processo eletrônico forem aparadas, o acesso à Justiça será cada vez mais fácil. “No Colégio de Presidentes de Seccionais [realizado em Bélem na segunda semana de maio] debatemos o processo digital e o Rio foi aplaudido, pois saiu na frente no auxílio aos advogados. Nesta Seccional, através de ideias de pessoas com visão, damos recursos e apoio aos colegas. A partir do momento em que temos uma base de trabalho formada, podemos pensar, com alguma folga, em novos projetos para o dia a dia dos advogados”, ponderou.
 
PJe: Fórum terá ponto de apoio
 
Presente ao evento, o diretor do Fórum do Trabalho de Niterói, juiz Jorge Ramos, anunciou a instalação de estrutura de apoio ao Processo Judicial eletrônico (PJe-JT) na unidade. O espaço, localizado no térreo do fórum, terá uma equipe para distribuição de feitos e servidores que ficarão responsáveis por digitalizar petições em papel. “Seremos o primeiro fórum a efetivar este tipo de serviço”, declarou. 
 
Também participou da cerimônia o presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador João Ziraldo.

Abrir WhatsApp