03/08/2018 - 20:59

OAB/RJ obtém fim da revista de advogados também no Tribunal Regional Federal

03/08/2018 - 20:59

OAB/RJ obtém fim da revista de advogados também no Tribunal Regional Federal

Medida foi anunciada no mês de novembro, em reunião entre Wadih e o presidente do TRF

A revista na entrada do prédio Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) está com os dias contados. O fim do incômodo procedimento foi anunciado no último dia 12 de novembro, em reunião entre o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o procurador-geral da entidade, Ronaldo Cramer, e o presidente do TRF-2, Paulo Espírito Santo. "O término da revista na Justiça Federal é um fato histórico, mais um reconhecimento de que os advogados merecem tratamento igual ao dispensado aos juízes, promotores e servidores da Justiça", exultou Wadih.

O presidente do TRF-2 acredita que a implantação de sistema semelhante ao que já funciona no Tribunal de Justiça do Rio deverá acontecer em breve, já que a Ordem tem todo o conhecimento técnico para tal. "Usaremos o cadastro da OAB/RJ e o sistema de leitura de seus cartões de identificação. A segurança do prédio não será prejudicada", observou.

Ainda em outubro, a OAB/RJ havia encaminhado um ofício à presidência do Tribunal requerendo o fim da revista de advogados na entrada do prédio. De acordo com o documento, somente os advogados são submetidos a aparelhos de raio-X e à revista corporal, enquanto os demais operadores do Direito, como magistrados, promotores e procuradores, ficam isentos da prática.

Como argumento, a Seccional citou o caso do Tribunal de Justiça, que, em agosto, extinguiu a revista em suas dependências sem que tenha havido, até agora, qualquer registro de incidente envolvendo advogados, o que confirma as expectativas da OAB/RJ quanto à falta de necessidade do procedimento.