03/08/2018 - 21:00

03/08/2018 - 21:00

Sobre o Mês do Advogado e alguns desafios da OAB/RJ

Wadih Damous

No dia 27 de agosto, completam-se 30 anos da morte de Lyda Monteiro, secretária do presidente do Conselho Federal, Eduardo Seabra Fagundes, vitimada por uma carta-bomba. A data não passará em branco. Entre os eventos do Mês do Advogado, o sacrifício de Lyda será lembrado com um ato público diante do prédio da Caarj, onde funcionava em 1980 a OAB Federal.

Haverá, ainda, a tradicional caminhada da Caarj, além de um show de Martinho da Vila e do III Seminário Nacional de Direito Ambiental, promovido pela OAB/RJ.

Também neste mês de agosto, o Recorte Digital comemora o terceiro aniversário. E amplia seus serviços. Os advogados poderão ler publicações também de processos que tramitam fora do Estado do Rio. O Recorte é exemplo de como uma política criativa da Seccional pode fazer o valor da anuidade retornar sob a forma de serviços aos advogados.

Também prosseguimos a luta para melhorar o Judiciário - anseio dos advogados e da sociedade.

Já há notícias de que, depois do pedido de previdências feito pela OAB/RJ à presidência do Tribunal de Justiça, os esforços para diminuir as filas no Proger tiveram algum resultado, mesmo que ainda haja o que melhorar.

A Justiça do Trabalho - uma de nossas preocupações - volta a estar presente nesta edição. Mas, desta vez, mostrando o bom funcionamento de uma de suas varas, a 37ª . A matéria comprova que, apesar de problemas que transcendem uma vara específica - como o sistema SAPWeb -, a seriedade e o profissionalismo de um juiz e de sua equipe podem levar a uma prestação de serviços satisfatória.  Pena que este não seja o caso da maioria das varas.

Ainda em relação à Justiça do Trabalho, depois da criação de uma comissão da Seccional voltada para ela, anunciada na edição anterior da TRIBUNA, informamos agora outra medida: foi criada a Tribuna Trabalhista, uma versão da TRIBUNA DO ADVOGADO, com periodicidade também mensal, voltada para os colegas que militam na Justiça do Trabalho.

É praxe, quando uma publicação vem à luz, que se deseje a ela uma vida longa. Não fazemos esses votos à Tribuna Trabalhista. Ao contrário: desejamos que sua circulação possa ser suspensa tão logo seja possível. Mas, enquanto os atuais problemas permanecerem, ela continuará existindo.

Não nos furtaremos a mais este desafio.