03/08/2018 - 21:04

Com recorde de participação em 2011, ESA lidera ranking nacional em número de alunos

03/08/2018 - 21:04

Mais de 26 mil advogados e estudantes de Direito participando de 154 cursos sobre os mais variados temas, além de palestras e seminários. Esses são os números das atividades realizadas em 2011 pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RJ, que alcançou no período o primeiro lugar em número de alunos e uma das melhores posições na lista de desempenho entre todas as seccionais do país, elaborada pela Escola Nacional de Advocacia (ENA), do Conselho Federal.

O número de alunos participantes foi 305% superior ao de 2010, ano em que 6.455 profissionais foram capacitados, e consolidou-se como o mais alto da lista: 2,3 vezes maior do que o da segunda colocada, a seccional do Paraná, que liderou o ranking de cursos oferecidos – 358. Para o diretor-geral da ESA, Renan Aguiar, o sucesso crescente da escola se deve a três fatores: cursos direcionados para a prática da advocacia, baixo custo em comparação ao mercado e alta qualidade dos professores. “Como a ESA não tem fim lucrativo, o professor ganha o mesmo do que em outros lugares, mas o aluno paga menos. Assim, conseguimos ter entre os docentes 90% de advogados militantes e 60% de professores pertencentes a quadros fixos de universidades. Além disso, nossa grade é voltada para o aperfeiçoamento profissional, e não para concursos públicos, foco da maior parte dos cursos direcionados para profissionais do Direito”, afirma o diretor.

Parte do programa Fique digital, os 56 cursos de capacitação em certificação e processo eletrônico que percorreram o estado foram o destaque da programação no último ano, atendendo mais de nove mil colegas nas aulas presenciais, além de cerca de 13.500 nas edições telepresenciais. Entre os cursos regulares, os números mais expressivos de inscritos foram os da sexta e sétima edição do já consagrado curso de Direito Ambiental, que também abriu, por meio de um convênio com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma turma especial para capacitar os funcionários do órgão.

Outro sucesso foi o curso de Direito da Favela, que teve duas turmas. “Há uma carência de discussões que unam a prática da advocacia às questões sociais”, explica o coordenador-acadêmico da escola, Gustavo Proença, que anuncia: este ano, todos os cursos de 2011 serão repetidos, e haverá aulas com temas ligados à cidadania e aos Direitos Humanos.