19/08/2015 - 13:06

Nova Friburgo: Subseção age e consegue isonomia entre advogados e magistrados

19/08/2015 - 13:06

Nova Friburgo: Subseção age e consegue isonomia entre advogados e magistrados

Após reclamações dos colegas da região de que apenas os advogados estavam sendo obrigados a passar pela revista na entrada do Fórum Rivaldo Pereira Santos, o presidente da Subseção de Nova Friburgo, Romulo Colly, se reuniu, em 3 de julho, com o juiz diretor da unidade, Marcus Vinícius Miranda, pedindo respeito à isonomia entre advogados e magistrados. Atualmente, todas as pessoas são submetidas ao procedimento.

O juiz atendeu o requerimento da subseção e liberou os advogados da revista mediante apresentação da carteira funcional da Ordem, mas a decisão valeu apenas por cinco dias. Na quinta-feira, 9 de julho, a não obrigatoriedade da revista para advogados foi revogada. O juiz Marcus Vinicius informou que, após orientação do TJ e reunião com os magistrados, promotores, defensores e serventuários da comarca, decidiu-se que todos deverão passar pelo detector de metais.

Desde então, todos estão sendo submetidos aos procedimentos de segurança na entrada do fórum. Colly enviou ofício a direção do tribunal pedindo explicações sobre a revista. Em algumas comarcas os advogados não são obrigados a passar pelo detector de metais e não está claro se isso é definido por cada comarca ou se é por uma resolução do tribunal, que valeria igualmente para todas. A revista passou a ocorrer em Nova Friburgo em 16 de junho de 2014, após a edição de lei federal e regulamentação do Conselho Nacional de Justiça.