19/08/2015 - 12:04

19/08/2015 - 12:04

Na aplicação de recursos, equilíbrio entre o interior fluminense e a capital

FELIPE SANTA CRUZ

Este ano, entregaremos a 14ª nova sede da Ordem no interior do Estado do Rio de Janeiro, apenas nesta gestão. Depois de Resende, ainda em agosto, teremos Angra dos Reis e Itaguaí até dezembro. Em julho, foram Rio Claro e Mangaratiba. São espaços modernos, sem luxo algum, mas funcionais, dignos para quem milita no dia a dia da advocacia e precisa de suporte adequado para desempenhar seu trabalho.

Bem antes de chegar à presidência desta Seccional, ainda como diretor do Departamento de Apoio às Subseções, em 2007, com Wadih Damous à frente da OAB/RJ, entendemos que deveríamos aplicar mais igualitariamente os recursos das anuidades, promovendo paridade entre os investimentos nas sedes da capital e do interior. Ao conhecer bem de perto, anos atrás, as instalações precárias, os velhos equipamentos – havia antigas máquinas de escrever em alguns municípios – e a escassez de recursos para trabalhar, assumimos o compromisso de mudar essa realidade.

Assim nasceu o projeto OAB Século 21, com o propósito de modernizar o interior, dando funcionalidade aos espaços e melhorando os serviços prestados aos colegas. Nesse caminho, foi chegado o momento de investir em tecnologia, com conexões de banda larga, computadores novos e capacitação profissional para o processo eletrônico. Em cada uma das 61 subseções, oferecemos cursos de peticionamento. A campanha Certificação itinerante possibilitou a aquisição do certificado digital com o mesmo desconto oferecido na capital.

Nesses anos, foram instalados 1.200 computadores nos pontos de atendimento da Ordem no estado, que passam de 210, hoje. Considerando somente o período de 2013 a 2015, além de sedes novas e reforma de 15 subseções, estamos entregando aos colegas cinco núcleos digitais, mais de 30 centrais de peticionamento e uma dezena de escritórios compartilhados. Entre salas dos advogados nos fóruns e nas subsedes, somam mais de 60 os espaços modernizados. São números expressivos, que sustentam e reafirmam o compromisso assumido por esta diretoria com os mais de 70 mil inscritos que militam no interior.