16/03/2015 - 12:22

16/03/2015 - 12:22

OAB/RJ abre escola de inclusão digital pioneira no país

EDUARDO SARMENTO

Com 70 computadores, laboratório de informática e estúdio para gravação e transmissão de aulas, foi inaugurada no dia 26 de fevereiro a Escola de Inclusão Digital Eugênio Haddock Lobo, instalada no 8º andar da Seccional.  “Esta escola é um símbolo do que queremos, de uma Ordem moderna e dinâmica. Estamos enfrentando nos últimos cinco anos o grande desafio da nossa vida profissional que é o processo eletrônico, uma mudança de paradigma do que é advogar e da relação com nosso trabalho. Ocupamos essa lacuna e aceitamos a tarefa. É um trabalho de muitos e que vem sendo construído com muito carinho,” destacou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

O novo espaço recebe, ainda, a Central de Peticionamento, que até então funcionava no térreo da sede da Seccional, além de uma oficina onde funcionários fornecem e instalam gratuitamente todos os programas necessários para peticionar eletronicamente. Para a diretora de Inclusão Digital da Ordem, Ana Amelia Menna Barreto, a inauguração da escola coroa um longo trabalho. “Esse novo ambiente é fruto do amadurecimento de um projeto que está completando cinco anos”, disse ela, antes de enumerar algumas facilidades conquistadas. “Os cursos de informática básica serão realizados em um espaço mais apropriado. Assim como os de peticionamento, que serão feitos direto no sistema. As aulas serão gravadas para que os advogados possam assistir em suas casas, no horário em que for mais conveniente. Estamos buscando a inclusão digital plena dos colegas.”

O conselheiro federal Wadih Damous, ex-presidente da OAB/RJ, esteve na cerimônia e se disse impressionado com a estrutura do local. “Isso mostra o que é dirigir a Ordem. Basta olhar para as novas instalações para ficar claro como é utilizada a anuidade paga com tanto suor pelos colegas. Ela é investida na advocacia, na preparação profissional para os novos tempos”, constatou. Wadih elogiou, ainda, a homenagem feita a Eugênio Haddock Lobo, que comandou a Seccional entre 1977 e 1979. “Foi um dirigente extraordinário. Em plena década de 1970 já enfatizava a necessidade de absorção das conquistas tecnológicas da sociedade pela classe e a defesa do Exame de Ordem, duas das principais questões atuais. Era um visionário”, afirmou.

Visivelmente emocionado, o filho do ex-presidente homenageado, Augusto Haddock Lobo, representou a família na cerimônia e considerou justa a lembrança. “Meu pai foi um homem extremamente devotado ao Direito do Trabalho e à advocacia em geral. Todos nós estamos muito tocados. Já são 19 anos de ausência dele e não é muito comum um nome reverberar por tanto tempo. Estamos agradecidos por essa surpresa tão agradável”, disse.

O vice-presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, representou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado, na cerimônia. Ele fez críticas ao processo eletrônico e considerou fundamental a criação da escola. “Como forma de capacitação, é algo absolutamente necessário, especialmente neste momento de transição. O processo digital ainda traz muitas dúvidas. Temos várias críticas, especialmente à forma de implantação, mas mesmo assim precisamos ficar atentos à realidade. É isso o que a OAB/RJ faz agora com esse projeto revolucionário e inovador. Tenho certeza  de que a advocacia brasileira saberá colher os frutos desse projeto e replicá-lo em todo o Brasil”, declarou.

O início do processo de capacitação e adequação dos colegas à era digital foi lembrado por Felipe. “Isso tudo começou em 2007, quando assumi, na gestão do Wadih, o Departamento de Apoio às Subseções. À época, olhamos as salas do advogado e identificamos várias nas quais ainda eram usadas máquinas de escrever, sem atendimento adequado. O funcionamento de muitas dependia da criatividade de cada presidente de subseção”, contou. “Iniciamos o projeto OAB Século 21 e tivemos a ousadia de criar uma marcenaria própria a fim de diminuirmos os gastos e padronizarmos nosso mobiliário. Com a modernização dos espaços, o computador passou a ser nosso maior insumo”, disse.

Somente em 2014, a OAB/RJ registrou mais de 120 mil atendimentos a colegas nas casas do advogado Celso Fontenelle, instalada ao lado do Fórum Central, e Paulo Saboya, localizada próximo ao Tribunal Regional do Trabalho. A expectativa da diretoria da Seccional é que esses números aumentem significativamente com a inauguração da escola.

Também compareceram à solenidade o presidente da Caarj, Marcello Oliveira; o vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, o tesoureiro, Luciano Bandeira; o secretário-geral, Marcus Vinicius Cordeiro; e a secretária adjunta, Fernanda Tórtima. Estiveram na cerimônia ainda o subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional do Ministério Público do Rio, José Eduardo Gussem, e os desembargadores Nagib Slaibi Filho, do Tribunal de Justiça, e Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, do Tribunal Regional do Trabalho. “A presença dos magistrados é uma demonstração do diálogo e da construção coletiva do desafio que é o processo eletrônico nos nossos tempos”, ressaltou Felipe.

A Escola de Inclusão Digital Eugênio Haddock Lobo funciona de segunda a sexta-feira, de 8h a 18h, na Av. Marechal Câmara, 150. Todo o acervo da biblioteca que funcionava no 8º andar da Seccional foi doado, em julho de 2013, para o Instituto dos Advogados Brasileiros, em uma parceria firmada pelas duas entidades e a Caarj. A biblioteca ampliada funciona no prédio da Caixa e é considerada o maior acervo jurídico do país.