16/03/2015 - 13:26

COMPARTILHE

Novas serventias ajudam a desafogar Judiciário em São João de Meriti

16/03/2015 - 13:26

Novas serventias ajudam a desafogar Judiciário em São João de Meriti

Quatro anos depois de criação, novo juizado é instalado em São João de Meriti
 
A espera de quase cinco anos pela instalação do II Juizado Especial Cível (JEC) de São João de Meriti chegou ao fim em janeiro. Inaugurado pela presidente da Comissão Estadual dos Juizados Especiais (Cojes), desembargadora Ana Maria Pereira, a serventia surge como válvula de escape para os mais de 17 mil processos acumulados no I JEC.  Segundo ela, há no tribunal a visão da real importância dos juizados para o funcionamento da Justiça no estado. “Estamos muito esperançosos de que nesta nova administração o olhar esteja voltado para os juizados”, disse a presidente.

Os juizados, afirmou o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, são o primeiro contato do cidadão com o Poder Judiciário. “Por isso, investir nos JECs é investir na cidadania”, salientou. “O investimento que foi feito aqui não é só material. É uma aquisição para o cidadão. Na perspectiva da OAB/RJ identificamos, também, o lado positivo para os advogados, com a melhoria das condições de trabalho e a promessa de mais agilidade no julgamento dos processos. Mas sem dúvida é do cidadão a maior conquista com esta inauguração. Sempre que há vontade de entendimento por parte da advocacia e da magistratura, e a intenção de estabelecer uma parceria sólida, a população ganha”, analisou.

Empenhada em sua instalação desde a criação da serventia, em 2010, a presidente da OAB/São João de Meriti, Julia Vera dos Santos, aproveitou a cerimônia de inauguração para agradecer as parcerias estabelecidas durante esse período. “Eram frequentes minhas reuniões com as magistradas Patrícia Cogliati, titular do I Juizado Especial Cível, e Lizia Maria do Amaral e Cláudia Motta, as diretoras do fórum. Com o apoio decisivo das diretorias da Ordem, conseguimos uma vitória de suma importância em relação ao acesso à Justiça em nossa comarca. Agradeço também aos funcionários do Poder Judiciário, que foram incansáveis no I JEC, ao tentarem dar conta de um trabalho impossível de ser feito a contento. Ganhamos todos”, declarou Julia Vera. 

O novo juizado inicia seu funcionamento com tramitação exclusiva em processo eletrônico, enquanto o I JEC continuará aceitando por um tempo processos digitais e físicos. Patricia Cogliati ficará responsável pelas duas serventias enquanto não for nomeado um juiz titular para o II JEC.

A inauguração contou com a presença, também, do vice-presidente da subseção, Eduardo Sales Soares.

Abrir WhatsApp