30/05/2016 - 13:03

COMPARTILHE

OAB/RJ sedia jornada científica sobre a distrofia muscular

30/05/2016 - 13:03

OAB/RJ sedia jornada científica sobre a distrofia muscular

A quarta edição da Jornada científica – doenças musculares em discussão foi realizada no dia 8 de abril na sede da OAB/RJ celebrando a parceria entre a Associação Carioca dos Portadores de Distrofia Muscular (Acadim) e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da Seccional. É a segunda vez que a entidade sedia o evento. 

A jornada contou com palestras paralelas com foco na saúde das pessoas que sofrem com a Distrofia Muscular de Duchenne – a mais comum e mais grave dentre as doenças do tipo – e no seu dia a dia, na escola e no trabalho.

“Quisemos aqui trazer os conhecimentos sobre os problemas da doença, desafios e as facilidades que os tratamentos já trazem, tanto para os familiares quanto para os técnicos, visando a ajudar a trazer uma qualidade de vida melhor para essas pessoas, esclarecendo suas questões”, explicou o presidente da CDPD, Geraldo Nogueira, na abertura do evento.

A presidente da Acadim, Maria Clara Migowski Barbosa, destacou o papel dos profissionais de saúde no cuidado com as condições de vida dos portadores. Professor da Unigranrio, apoiadora do evento, Álvaro Camilo anunciou, em relação a esse ponto, que a universidade pensa em uma forma de estimular professores e alunos para seguirem linha de pesquisa que possam promover o diagnóstico precoce ou terapias para uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Mas destacou também conquistas já obtidas: “Estamos conseguindo concretizar algo que já conversamos com a Acadim há alguns anos, que é melhorar o atendimento aos portadores de distrofia que às vezes não têm onde ser atendidos pela fisioterapia. Já viabilizamos, deste modo, através de um convênio, que eles possam receber esse atendimento na PDC Policlínica de Duque de Caxias”. 

A mesa de abertura contou também com a organizadora do evento, membro da Acadim, Alexandra Prufer, e de Guilherme Wagner, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Abrir WhatsApp