30/05/2016 - 12:54

A crise está afetando seu trabalho como advogado?

30/05/2016 - 12:54

A crise está afetando seu trabalho como advogado?

O mundo vive, desde 2008, uma crise financeira internacional, cujos efeitos atingem diversos países e empresas, gerando preocupações como o aumento do desemprego e de dívidas, do déficit em áreas fundamentais como habitação e saúde, além do crescimento da desigualdade. No Brasil, o receio de um retorno dos altos índices de inflação, entre outros, tem sido também assunto recorrente. A advocacia, como profissão liberal, está inserida nesse contexto. Por isso, a TRIBUNA foi perguntar aos colegas.

“Falando sinceramente? Quando há crise, para o meu trabalho é melhor. As pessoas buscam mais os seus direitos, e em razão disso aparecem novas oportunidades. Muitos colegas têm reclamado dos problemas em consequência da crise, mas eu acho até bom”.
Júlio César Couto, advogado

“Ela interfere, emocionalmente, em tudo e em todos, sem dúvida nenhuma. Ainda não senti no meu dia a dia profissional, não mudei nada na minha atividade diária. Tento seguir em frente, como sempre caminhei, naturalmente. É impossível não se afetar por tudo de grave que está ocorrendo no Brasil.”
Matilde Glucks, advogada

“Com certeza, a crise está afetando a vida profissional da maioria dos advogados. Sempre há clientes que não pagam direito, outros pagam com atraso, a gente tem que ir ao Judiciário para receber. Advogo na área trabalhista, e às vezes as reclamadas não têm dinheiro para pagar as causas, fazem acordo para parcelar em até 20 vezes, e algumas não pagam mesmo após o acordo. Está afetando muito mesmo”.
Euclides Pereira Souza, advogado

“Sim, tem afetado muito. Em tudo, economicamente e financeiramente, em relação aos clientes também, é a mesma coisa. Ninguém está comprando nada, e com isso as ações na Justiça diminuíram”.
Angela Ruiz, advogada

“Advogo muito para empresas, então acho que a crise tem me dado mais trabalho, principalmente na área trabalhista. No caso do meu escritório, a demanda tem aumentado bastante. De uma certa forma, essa crise para mim está sendo positiva.”
Thiago Migliavacca, advogado

“Sim, porque acaba sendo um efeito ligado a outras áreas, o prejuízo em outros setores da economia termina por afetar o advogado. Isso acarreta dificuldades para muitos colegas, especialmente para quem trabalha de forma autônoma.”
Gilmar Rosa Dias, advogado

“Acho que a crise causou um efeito cascata. Na medida em que as pessoas tiveram seu poder aquisitivo reduzido, a busca por serviços de profissionais liberais, como advogados e outros, também diminuiu. Temos sentido isso no fluxo de pessoas no escritório, de um ano e pouco para cá a diferença é considerável.”
Fabrício Paiva, advogado