30/05/2016 - 12:59

Conselho apoia ato por valorização da Justiça do Trabalho

30/05/2016 - 12:59

Conselho apoia ato por valorização da Justiça do Trabalho

A sessão do Pleno do Conselho Seccional no dia 14 de abril foi aberta com um ato em apoio ao manifesto em defesa da existência e valorização da Justiça do Trabalho. Foi decidido que a OAB/RJ e as demais entidades da área irão realizar ato público, em maio, em protesto contra o corte de verbas nesse setor do Judiciário. Além disso, o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, sugeriu a realização de um grande encontro sobre o tema. “Podemos convidar todas as demais associações para realizarmos um seminário, uma série de palestras, e retomar a discussão sobre o norte da Justiça do Trabalho. Precisamos dar conteúdo a uma questão que não é só orçamentária. Após o ato, isso pode ser planejado”, afirmou Felipe.

O secretário-geral e presidente da Comissão da Justiça do Trabalho (CJT) da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro, criticou os cortes. “A Justiça do Trabalho está sendo alvo de um ataque, com restrição de verbas. Esse cenário pode comprometer sua missão histórica. O manifesto é muito oportuno”, disse. A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), Cléa Maria Carvalho do Couto, também alertou para a seriedade do quadro. “Tivemos um corte de cerca de 43% do custeio na Justiça do Trabalho, ou seja, uma redução em toda a estrutura física. Isso pode ameaçar inclusive a própria prestação do serviço”, lamentou.

Também participaram da mesa o vice-presidente da Seccional, Ronaldo Cramer; o tesoureiro, Luciano Bandeira; o assessor da presidência Anderson Prezia; o diretor do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), Ricardo Quiroga; e o presidente da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), Luiz André de Barros Vasserstein.