30/05/2016 - 13:08

Comissões da OAB/RJ: número de eventos promovidos cresce 98%

30/05/2016 - 13:08

Comissões da OAB/RJ: número de eventos promovidos cresce 98%

Acumulando a função de procurador-geral da OAB/RJ com a coordenação das comissões temáticas da Seccional, Fábio Nogueira abordou a ligação entre as duas frentes de atuação. O número de comissões passou de 53 para 92 de 2013 até este ano, e mais de 3.300 pessoas estão envolvidas nesse trabalho. Em 2014, as comissões organizaram 294 eventos; já em 2015, foram realizados 584.

Segundo Fábio, a promoção de eventos é imprescindível, mas não é a única função das comissões. “Hoje temos 92 presidentes capacitados para falar em nome da OAB/RJ”, frisou. Para ele, comissões devem procurar facilitar a vida do advogado e isso deve ser levado em consideração pelas subseções ao criá-las. “É preciso estabelecer o que é importante para os profissionais da sua região. As necessidades são diferentes em cada comarca”, avaliou.
Em relação à capacitação, Fábio acredita que as palestras promovidas pelas comissões instrumentalizam o advogado, que sai da universidade com algumas deficiências e necessita de especialização. “Precisamos de colegas efetivamente preparados para o mercado de trabalho”, defendeu.

Tendo assumido a procuradoria no início deste ano, ele afirmou que os pleitos das subseções são prioridade. Por isso, o trabalho está sendo realizado em conjunto com o Departamento de Apoio às Subseções (DAS) e a Comissão de Prerrogativas.

Fábio apontou algumas vitórias nos quatro meses de atuação no setor, como a mudança da sede do IV Juizado Especial Cível de um local totalmente sem estrutura no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, para o prédio central do TJ. “Mas ainda há muito a ser feito. Em Itaboraí, por exemplo, a permanência da Justiça Federal [no local onde o órgão funciona atualmente], que deveria ser momentânea, já completa quatro anos. Oficiamos novamente aos responsáveis para que o problema seja solucionado”, disse.