13/09/2016 - 14:38

COMPARTILHE

Congresso discute transporte marítimo e desafios para desenvolvimento

13/09/2016 - 14:38

Congresso discute transporte marítimo e desafios para desenvolvimento

O transporte marítimo de bens e pessoas, a segurança da navegação, perspectivas e atualidades da indústria offshore e disputas e arbitragem marítimas e portuárias foram alguns dos temas debatidos nos dias 1º e 2 de setembro na Seccional, no V Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e do Mar.

Organizado pela comissão da OAB/RJ relativa ao tema, o evento reuniu representantes das comissões de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro de diversas seccionais e também de subseções, além de juristas, empresários, autoridades públicas e acadêmicos.
 
O procurador-geral e coordenador das comissões da Ordem, Fábio Nogueira, representou o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, na mesa de abertura. “Vivemos uma quadra histórica muito complicada, e um momento de instabilidade jurídica, política e institucional. Eventos como esse e outros organizados aqui na OAB/RJ seguem o mesmo diapasão: debater o desenvolvimento do país. É isso que nós queremos”, afirmou.
“Este é um encontro de todas as comissões de seccionais, e não apenas do Rio de Janeiro. Temos hoje 15 núcleos bastante atuantes. “Não há dúvida de que vivemos um momento difícil, com uma grave crise econômica. Os desafios são enormes, precisamos de reformas fiscal, previdenciária e trabalhista, mas sobretudo da retomada de investimentos no setor de infraestrutura, o que de certo modo é a nossa pauta nesse evento”, disse o presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar (CDMPM) da OAB/RJ, Godofredo Vianna. 
Também compuseram a mesa que abriu o evento o presidente do Tribunal Marítimo, vice-almirante Marcos Nunes de Miranda, e o secretário de Políticas Portuárias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Luís Fernando Garcia.
 

Abrir WhatsApp