13/09/2016 - 13:47

13/09/2016 - 13:47

Colegas terão acesso gratuito à biblioteca digital da editora Fórum

Biblioteca virtual
A OAB/RJ firmou convênio com a editora Fórum, possibilitando que advogados acessem o conteúdo de sua biblioteca jurídica digital. O acesso pode ser feito através do link à esquerda ou do banner fixado na página inicial do Portal da Seccional.

Na Biblioteca Digital Fórum do Advogado do Rio de Janeiro, os colegas adimplentes terão acesso a oito periódicos; à Biblioteca Digital Fórum de Códigos, que contém 19 códigos com a legislação na íntegra, atualizada diariamente; além dos livros Vade Mecum das Mulheres, Código de Processo Civil – Lei nº 13.105/2015 e Mediação – Lei nº 13.140/2015.

“Junto com a ampliação do Recorte digital para os smartphones, a biblioteca vem para trazer mais eficiência ao trabalho do advogado, que poderá consultar um código, uma legislação, com a facilidade da busca que verificamos ter a plataforma da Fórum, além de se manter informado pelos periódicos”, diz o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, citando a possibilidade de pesquisar em todos os livros ao mesmo tempo. “Pelo programa, é possível selecionar trechos e exportar, o que pode ser útil na confecção de peças”, observa.
O acordo viabiliza para os colegas, gratuitamente, um pacote que teria alto custo se contratado fora. De acordo com as informações da editora, o total que o advogado economiza é de mais de R$ 12 mil por ano de assinatura, entre os periódicos e códigos.

Segundo o presidente e editor da Fórum, Luís Cláudio Rodrigues Ferreira, os periódicos disponíveis são fonte de doutrina, com seleção de jurisprudência e comentários sobre as mudanças na legislação. “Somando o acervo do que já foi publicado ao que ainda será, até o fim da vigência do convênio, contaremos com mais de 170 volumes. Esses periódicos são referência para os advogados que buscam atualização permanente”, explica.

As publicações disponibilizadas nesta categoria serão a Revista Interesse Público, a Revista Fórum Trabalhista, a Revista Brasileira de Direito Processual, a Atualidades Jurídicas Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a Revista de Direito Empresarial, a Revista Fórum de Direito Civil, a Revista Fórum de Ciências Criminais e a Revista Justiça do Trabalho.

“São periódicos das áreas cível, de processo civil, trabalhista, criminal, empresarial, ou seja, todas as matérias de que o advogado precisa na atuação do dia a dia. São artigos científicos constantemente atualizados. A Revista Justiça do Trabalho, adquirida recentemente pela Fórum, foi disponibilizada nesse pacote preparado para a OAB/RJ para deixarmos uma base completa para o advogado trabalhista”, conta Ferreira.

A partir do dia 30 de setembro, para começar a usar, basta clicar no link para a Biblioteca Digital Fórum do Advogado na página principal do Portal da OAB/RJ e se cadastrar. Automaticamente, cada advogado receberá um login e senha de acesso. Após o cadastro, todo o conteúdo disponibilizado pelo convênio pode ser acessado por computador, tablet ou celular, nos navegadores de cada dispositivo. Em outubro, a editora pretende lançar também um aplicativo no qual o acesso móvel será facilitado.

Ferreira frisa como mais um benefício o fato de que a visualização de todo o conteúdo do pacote é perpétua. “Isso significa que, mesmo após o término do contrato, os usuários poderão continuar acessando os livros sem nenhuma taxa de manutenção. Quem não é mais assinante das bibliotecas digitais da Fórum apenas não recebe mais as atualizações nesse acervo. É como manter as cópias impressas nas prateleiras da sua biblioteca para sempre”.