03/08/2018 - 20:58

OAB/Niterói presta homenagem a sete advogados da região

03/08/2018 - 20:58

OAB/Niterói presta homenagem a sete advogados da região

O presidente da Seccional, Wadih Damous, participou das homenagens póstumas prestadas pela OAB/Niterói a sete importantes advogados do município, no dia 20 de agosto. Os profissionais de Direito tiveram seus nomes perpetuados no Escritório Compartilhado e em salas da subseção, assim como nos espaços da Ordem no Judiciário.

Nas solenidades de inauguração das sete placas, o presidente da Subseção de Niterói, Antonio José Barbosa, justificou as homenagens, dizendo que a OAB local estava devendo a perpetuação da memória de profissionais que contribuíram para o aperfeiçoamento do Direito e do Estado Democrático.

As placas foram instaladas nas salas dos advogados na Justiça do Trabalho, no Fórum Estadual, no Juizado Especial Federal, na Justiça Federal e também em espaços internos da 16ª Subseção: no Escritório Compartilhado e nas salas das comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Seleção e Inscrição.

Alaôr Eduardo Scisinio, por exemplo, deu nome à Sala dos Advogados no novo Fórum Estadual de Niterói.  Durante a cerimônia que inaugurou a placa, seu filho Alexandre, que é juiz de Direito, lembrou que o pai sempre o aconselhou a respeitar os advogados: "Ele me pedia, sobretudo, para tratar a categoria com carinho". A viúva de Alaôr, Elza, também esteve presente ao ato.

Já a sala da Justiça do Trabalho de Niterói passou a se chamar Alcino de Abreu Ladeira. O advogado Zeno Vianna da Rocha deu nome à Sala dos Advogados no Juizado Especial Federal.  O espaço na Justiça Federal recebeu o nome de Antonio Belarmino Sobrinho. Na sede da Subseção, o Escritório Compartilhado passou a se chamar Macário de Lemos Picanço. A sala da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania chama-se agora Augusto Frederico de Moraes Bittencourt, enquanto a de Seleção e Inscrição foi batizada de Carlos Adalmyr Condeixa da Costa.

Na mesma cerimônia, a advogada cível Lúcia Moura fez questão de agradecer à direção da OAB pelo cumprimento de promessas feitas a classe, citando como exemplo a construção de salas de advogados. "Agradeço de coração por esse escritório que vocês construíram para os colegas menos favorecidos aqui, no Fórum Estadual. Eu, que estou sem escritório, acabei de digitar e imprimir uma petição para juntar a um processo em um dos computadores aqui instalados. Posso dizer que o meu escritório é brilhante, pois leva o nome do Alaôr, ao lado de quem lecionei por dois anos", afirmou a advogada, lembrando que na sala do Fórum Estadual passam por dia entre 60 a 70 advogados.

Comitiva da Seccional faz visita às obras da sede

No dia 15 de setembro, uma comitiva da OAB/RJ vistoriou as obras da sede da 16ª Subseção. O 10° e 11° andares, que estavam em estado lastimável por efeito do tempo e das infiltrações, serão amplamente reformados pelo projeto OAB Século 21. O convite partiu dos presidentes da OAB/RJ, Wadih Damous, e da Subseção de Niterói, Antônio José Barbosa da Silva. Para Wadih, as modificações, mesmo não sendo estruturais, vão oferecer mais qualidade de trabalho para os advogados, dirigentes e colaboradores, que eram obrigados a trabalhar em péssimas instalações.

No 10° andar, irá funcionar um grande salão para reuniões e os gabinetes da diretoria, que atualmente estão instalados no 8° andar do prédio, junto à parte administrativa da 16ª Subseção. Já no 11° andar, além da reforma do plenário José Danir do Nascimento - que agora contará com ar-condicionado central e equipamentos modernos de som e iluminação -, será instalada a sala da Comissão de Prerrogativas. Segundo Antônio José Barbosa da Silva, as obras estarão concluídas até o final do ano.

Para o presidente da Associação Fluminense dos Advogados Trabalhistas (Afat), Nilson Xavier, este é mais um avanço da OAB/Niterói.

Também participaram da vistoria, o secretário-geral e o tesoureiro da Seccional, Marcos Luiz de Souza e Sérgio Fisher; os diretores da Caarj Ricardo Menezes e José Antônio Galvão; além de membros da diretoria da Subseção de Niterói.