03/08/2018 - 20:59

Volta Redonda conta com varas federais virtuais

03/08/2018 - 20:59

Volta Redonda conta com varas federais virtuais

Desde 15 de março, a 1ª, a 3ª e a 4ª varas federais de Volta Redonda estão funcionando como varas eletrônicas. Agora, da petição inicial à sentença, todos os documentos juntados aos processos distribuídos para essas três unidades da Justiça Federal podem ser digitalizados para ficarem imediatamente disponíveis para consulta na página da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (www.jfrj.jus.br). Segundo a presidente da 5ª Subseção, Rosa Maria Fonseca, apesar de trazer muitos benefícios, o projeto ainda desperta uma série de dúvidas nos advogados da Comarca, que, em sua maioria, preferem fazer o peticionamento pelo modo tradicional, com o despachante.

Até abril, cerca de 60% dos 127 órgãos jurisdicionais da 2ª Região (incluindo varas, juizados e turmas recursais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo) eram digitais. Para os processos que já tramitam em papel, serão mantidas duas opções: os advogados poderão peticionar por meio eletrônico ou físico. Já para os processos que estão tramitando por meio de autos eletrônicos só será permitido o peticionamento eletrônico. A medida está de acordo com a Portaria nº RJ-PGD-2009/00063. Segundo o Judiciário Federal fluminense, o cronograma para a virtualização será concluído em julho deste ano. De acordo com o coordenador da Justiça Federal de Volta Redonda, Esmail de Lima Vaz, o maquinário logístico para acesso direto ao sistema será instalado na Sala dos Advogados no Fórum Federal.