14/10/2016 - 14:20

Saúde e proteção dos direitos dos animais em pauta

14/10/2016 - 14:20

Saúde e proteção dos direitos dos animais em pauta

A saúde animal está ligada à saúde humana, e é importante atuar para prevenir as situações nas quais a morte dos bichos é a opção mais comum. Esse foi o tom da palestra Leischmaniose – a culpa não é do cão, realizada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ, no dia 26 de setembro. O evento contou com a presença de veterinários e representantes do poder público ligados à vigilância sanitária.

A posição da comissão em defesa da vida dos animais foi o ponto principal da fala do presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, ao dar início às atividades. “É importante discutir a questão da eutanásia, portarias sobre medicamentos, e como se posiciona o Conselho Regional de Medicina Veterinária diante disso. Defendemos a inviabilidade da morte do animal. A ideia é buscar um modus operandi jurídico no sentido de impedir as mortes, viabilizar tratamentos e investir na prevenção, que é o mais importante”, afirmou.

Também participaram da discussão o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Cícero Pitombo; a diretora do Instituto de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses, Paulo Dacorso Filho (IPDF), entre outros palestrantes.