03/10/2013 - 15:51

Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ recebe medalha Jorge Careli na Fiocruz

03/10/2013 - 15:51

Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ recebe medalha Jorge Careli na Fiocruz

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ foi homenageada, no dia 12 de setembro, com a medalha Jorge Careli por sua posição crítica em relação a abusos cometidos em incursões policiais em favelas e à ação da Polícia Militar nas manifestações que tomaram as ruas recentemente. A comenda é entregue anualmente pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN) a pessoas e instituições que se destacam na luta contra a violência e na defesa dos direitos humanos. O evento aconteceu na sede do sindicato, em Manguinhos.

“Essa medalha não é da Comissão de Direitos Humanos. É uma distinção a todos os advogados que, cotidianamente, nos mais distantes rincões deste estado, militam pelos direitos humanos, muitas vezes de maneira invisível. O Rio de Janeiro não pode conviver com essa pax romana, que era como se chamava a ação das legiões da Roma antiga que impunham a ordem sobre tudo e sobre todos. Essa paz não nos interessa, porque é a paz da repressão, do autoritarismo”, afirmou o presidente da comissão, Marcelo Chalréo. Ele recebeu a medalha das mãos do diretor da Asfoc-SN, Alexandre Pessoa Dias, que anunciou que vai propor à Fiocruz e ao sindicato a adesão à campanha Desaparecidos da democracia, lançada pela OAB/RJ em agosto.

A medalha foi criada em memória do servidor da Fundação Oswaldo Cruz Jorge Careli, desaparecido no dia 10 de agosto de 1993. Ele foi confundido com um sequestrador e levado por policiais quando falava em um telefone público na Favela da Varginha, em Manguinhos. Nunca mais foi visto. A Justiça condenou o Estado do Rio de Janeiro a pagar uma indenização à família e, depois de quase duas décadas do desaparecimento, declarou a morte presumida do servidor em 2012.