12/04/2018 - 16:15

COMPARTILHE

Violência contra mulher é tema de reunião de Conselho Comunitário

12/04/2018 - 16:15

Violência contra mulher é tema de reunião de Conselho Comunitário

A OAB/RJ abrigou, no dia 21, a reunião do Conselho Comunitário de Segurança do Centro Histórico e da Lapa, presidido por Maria João Bastos Gaio. O ponto central do evento foi o atendimento à vítima de violência de gênero, e a Seccional esteve representada pelo vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, Renato Teixeira. 

Para a major da PM Orlinda Cláudia Rosa de Moraes, a acolhida da OAB/RJ aos representantes da segurança pública mostra a força da sociedade civil.

O assassinato da vereadora Marielle Franco, defensora dos direitos humanos, perpassou grande parte das falas dos palestrantes. “Mataram meu irmão que era da PM. Sou PM e defensora dos direitos humanos. Não é uma questão de ‘nós e eles’”, disse ela. 

O tenente coronel Caetano, também do 5ºBPM, chamou a atenção para o grande número de estupros registrados na região (foram 13, sendo quatro de vulneráveis), desde o início deste ano. 

A delegada Gabriela Von Beauvais da Silva, diretora das Delegacias de Atendimento à Mulher do Rio de Janeiro, argumentou, no entanto, que este tipo de crime não deve ser analisado apenas sob a perspectiva das manchas criminais, já que perpassa todos os extratos da sociedade, cometido geralmente por alguém conhecido da vítima e ainda subnotificado. Ela contou que seu desafio tem sido treinar as equipes para as especificidades das vítimas transexuais e negras.
 

Abrir WhatsApp