12/04/2018 - 16:26

COMPARTILHE

Assédio sexual é tema de filme escolhido por cineclube

12/04/2018 - 16:26

Assédio sexual é tema de filme escolhido por cineclube

O documentário Mexeu com uma, mexeu com todas, de Sandra Werneck, mostra o cotidiano de sete mulheres de diferentes classes sociais, raça e região. O que elas têm em comum? O assédio sofrido em algum momento da vida. Foi este o filme escolhido pelo Eixo Cultural para a temporada especial do Cine Clube – Direito em Movimento Itinerante, que nos meses de março e abril está exibindo a obra em celebração às mulheres.

A estreia aconteceu em 5 de março, na OAB/Volta Redonda, com uma roda de conversa que reuniu assistentes sociais, advogadas e representantes de órgãos sociais.

Na ocasião, a diretora do eixo, advogada Ana Carolina Lima, compôs a mesa e compartilhou ideias, destacando a campanha da Caixa Não brinque com meus direitos, que, durante o carnaval, percorreu blocos de rua divulgando os direitos das mulheres. “Depois do não, tudo vira assédio. Temos que nos preparar para este tipo de situação que, infelizmente, ainda acontece. E trazer para a mesa este assunto é uma forma de preparar”, ponderou Lima.

“Companheira, me ajuda. Que eu não posso andar só. Eu sozinha ando bem. Mas com você ando melhor”, diz o trecho de uma das cirandas cantadas por mulheres entre um depoimento e outro durante o filme.  E é neste clima que o projeto da Caarj, realizado em sete subseções desde março, seguirá por pelo menos outras três, promovendo a conscientização e a união.

Animada, a presidente da Comissão da OAB Mulher de Volta Redonda, Carolina Patitucci, elogiou: “Que filme foi esse!?”, fazendo alusão ao funk carioca Que tiro foi esse, da MC Jojo Toddynho. “Achei maravilhoso! O filme nos traz a responsabilidade do dever e da luta. Retrata que muito foi feito, mas ainda há muito a fazer. Esclarece que o mês da mulher não é apenas para comemorar, mas, também, para continuar lutando”.
 
Programação de abril:
  • Dia 3, às 18h – Barra Mansa
    Rua São Cristóvão, 65 – Centro
     
  • Dia 11, às 18h – São Gonçalo
    Travessa Euzelina, 100 – Zé Garoto
     
  • Dia 18, às 18h – Casimiro de Abreu
    Rua Padre Anchieta, 300 – Centro
     
  • Dia 25, às 18h – Magé
    Rua Domingos Belize, 155 – Centro

Abrir WhatsApp