03/08/2018 - 21:05

COMPARTILHE

Comissão nacional da Verdade e Seccional se reúnem em agosto

03/08/2018 - 21:05

Comissão nacional da Verdade e Seccional se reúnem em agosto

A OAB/RJ será sede, nos dias 13 e 14 de agosto, de reuniões da Comissão nacional da Verdade, em iniciativa conjunta com a Seccional. A agenda foi confirmada em encontro entre o presidente da Seccional, Wadih Damous, e a advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha, integrante da comissão, em visita ao Rio, no dia 12 de julho. Ela manifestou apoio à campanha da Ordem fluminense para transformação de centros de torturas durante a ditadura militar, como o antigo Doi-Codi (Tijuca) e a Casa da Morte (Petrópolis), em memoriais, centros de debates e manifestações culturais de reafirmação dos valores do Estado Democrático de Direito.
 
“Isso é fundamental, nós nos associamos a esta ideia da OAB. Precisamos reinterpretar esses locais de terror, levar aos jovens o conhecimento do que aconteceu na ditadura, com recomendações para o presente e para o futuro. A democracia jamais está garantida”, disse Rosa Cardoso.

Wadih, por sua vez, endossou a necessidade de, por meio das lembranças do que aconteceu e da afirmação dos valores democráticos, atuar no combate e na transformação da ideologia do terror que ainda “contamina as forças policiais, como se sabe pelas denúncias de torturas contra presos, pelos autos de resistência que encobrem execuções”.
 
A advogada também elogiou a formação de uma comissão da verdade própria da OAB/RJ, para recolher informações sobre a atuação da Justiça Militar no Estado do Rio no julgamento de presos políticos durante a ditadura. Wadih explicou que o objetivo é auxiliar e subsidiar o trabalho da comissão nacional.

Abrir WhatsApp