08/05/2015 - 15:47

Felipe inaugura nova Sala dos Advogados na Subseção

08/05/2015 - 15:47

Felipe inaugura nova Sala dos Advogados na Subseção

Os colegas da Barra da Tijuca agora contam com uma moderna Sala dos Advogados no fórum regional. Com nove computadores à disposição, a estrutura foi inaugurada em 14 de abril, pelos presidentes da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e da subseção local, Ricardo Menezes.

Menezes definiu o momento como a realização de um sonho. “É mais uma etapa vencida. Essa Sala dos Advogados é uma das muitas demandas da subseção, como o estacionamento e o wi-fi do fórum, que já estão em pleno funcionamento, e o Drive-thru de petições, que deve ser inaugurado nos próximos meses. O apoio irrestrito da OAB/RJ foi fundamental para obtermos todas essas conquistas. Espero que o novo espaço seja amplamente utilizado pelos advogados da Barra de Tijuca”, disse.

O diretor do fórum, juiz Mário Olinto, assinalou a importância da união entre Judiciário e advocacia. “Os advogados são os maiores usuários do fórum e a sala é um direito da classe. É preciso que tanto juízes quanto advogados tenham condições iguais de trabalho aqui no fórum. O Judiciário tem, sim, problemas, mas os problemas não prejudicam apenas o juiz, e sim a todos. É por isso que precisamos promover essa união”, afirmou.

“A advocacia e o Judiciário devem ser parceiros para resolver os problemas da população”, afirmou Felipe, ao frisar que a OAB/RJ se fortalece na defesa da sociedade e no dia a dia de trabalho. “A Ordem assumiu a sua tarefa histórica de possibilitar aos colegas o processo eletrônico, com treinamento, formação e a modernização das salas dos advogados. Estas salas são portas de acesso à cidadania”.

Medalha Roberto Luiz Pereira

Na cerimônia, o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, recebeu das mãos de Felipe a primeira medalha Roberto Luiz Pereira, que condecora ex-presidentes de subseção. Bandeira foi o primeiro presidente da OAB/Barra – que antes pertencia à Subseção de Madureira/Jacarepaguá – no triênio 2010/2012.

Bandeira dedicou a medalha aos advogados que militam na Barra da Tijuca e lembrou, com respeito, de Roberto Luiz Pereira. “Ele foi um professor e um guia para mim. Receber essa medalha tem um significado muito especial e eu me sinto extremamente honrado em ser o primeiro a recebê-la. Essa medalha representa a construção de uma nova estrada que se concluirá na união da advocacia da Barra”.

Também emocionado, Felipe observou a importância do presidente de subseção. “Em comarcas menores, principalmente, o presidente de subseção é aquele que se indispõe com o juiz e autoridades locais. São pessoas que doam suas vidas voluntariamente à Ordem. Roberto Luiz Pereira é um exemplo de presidente que deixou uma história de serviços à OAB e é um exemplo para todos nós”.

Roberto Luiz Pereira faleceu em 2012, aos 71 anos, e presidiu a subseção Madureira/Jacarepaguá por 31 anos. À época, a subseção abrangia também a região da Barra da Tijuca e Méier.