15/03/2016 - 18:26

COMPARTILHE

Livros do Mês

15/03/2016 - 18:26

Livros do Mês

Manual de Direito das famílias 
Em sua 11ª edição, a obra da presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Maria Berenice Dias, foi totalmente reescrita sob a ótica do novo CPC. Traz lições jurídicas sobre as principais formas de famílias, moral e ética, a culpa na ruptura de um vínculo conjugal, dano moral, situação jurídica da mulher, nomenclatura, famílias plurais, casamento, união estável, conversão em casamento, invalidade do casamento, entre outros temas. Da editora Revista dos Tribunais. Mais informações no site www.livrariart.com.br ou pelo telefone 0800-702-2433.
 
A norma da igualdade e o trabalho das pessoas com deficiência
Fruto de um estudo da procuradora do Trabalho Lutiana Nacur Lorentz sobre as diversas concepções jurídicas de igualdade e liberdade para as pessoas em geral e para as pessoas com deficiência, o livro, em sua segunda edição, é atualizado com a convenção da ONU em 2006 sobre o tema, ratificada em 2009 pelo Brasil, e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). Ambos trouxeram várias ressignificações ao assunto e introduziram uma nova e revolucionária conceituação sobre pessoas com deficiência. Da editora LTr. Mais informações no site www.ltreditora.com.br ou pelo telefone (11) 2167-1101.
 
Teorias da conduta 
A proposta do autor, Renato Gomes, com a obra, é tornar mais acessível e clara a discussão sobre as teorias da conduta no Direito Penal. São abordadas as teorias causais, neokantianas, finalistas, sociais, negativas, comunicativas, entre outras, dando importância também a questões dogmáticas sobre a teoria do delito – desde aquelas envolvendo o tipo até as sobre a culpabilidade e concurso de agentes. Da editora Revan. Mais informações no site www.revan.com.br.
 
Código criminológico 
Embasada na historiografia do Direito Penal Brasileiro, a obra, escrita pelo doutor em Teoria e História do Direito Ricardo Sontag, discute os eventos que marcaram a construção do nosso código, abordando desde a origem clássica até a sua tendência para a escola positivista. O livro trata a história do Direito Penal Brasileiro sob viés europeu, sobretudo do direito italiano, permitindo, assim, a quebra de uma lógica unicamente nacional. Da editora Revan. Mais informações no site www.revan.com.br.
 
Conselho Nacional de Justiça – da inspiração francesa  à realidade brasileira
Na obra, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Luiz Roberto Sabbato traça um comparativo entre a inspiração francesa da tripartição de poderes e a realidade brasileira. O livro traz ainda comentários de nomes de destaque no Direito, como os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal César Peluso e Carlos Velloso e o professor Ives Gandra Martins. A editora é a Resistência Cultural. Mais informações no site www.resistenciacultural.com.br ou pelo telefone (98) 3235-0879.
 
Teorias da conduta 
A proposta do autor, Renato Gomes, com a obra, é tornar mais acessível e clara a discussão sobre as teorias da conduta no Direito Penal. São abordadas as teorias causais, neokantianas, finalistas, sociais, negativas, comunicativas, entre outras, dando importância também a questões dogmáticas sobre a teoria do delito – desde aquelas envolvendo o tipo até as sobre a culpabilidade e concurso de agentes. Da editora Revan. Mais informações no site www.revan.com.br.
 
Ebooks
 
Novo manual do trabalho doméstico
O livro esclarece o novo conteúdo jurídico do contrato de trabalho doméstico no Brasil, após as modificações trazidas pela Emenda Constitucional 72/2013 e, especialmente, pela Lei Complementar 150/2015, harmonizando o estudo teórico e a compreensão prática sobre o assunto. Da editora LTr. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/X4D4oG
 
Manual da execução
Em sua 18ª edição, totalmente reescrita de acordo com o novo CPC, a obra de Araken de Assis trata da questão executiva das ações, classificações, tipos de execução direta, indireta, requisitos para concessão da execução, natureza de título executivo, espécies de títulos, responsabilidade patrimonial, liquidação de título extrajudicial, medidas de urgência na execução, extinção do processo executivo e suspensão. Da editora Revista dos Tribunais. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/NK7XJq
 
Livro de cabeceira - Rodrigo Martins Oliveira*
 
O poder do hábito
Este não é um livro que você deve ler rapidamente. Deve ser lido aos poucos, para entender cada um dos exemplos e cada uma das explicações do autor, que se utiliza de uma linguagem de fácil compreensão e vários exemplos concretos, destrinchando o hábito como inerente à natureza humana, apontando nossa vida como uma “massa de hábitos”.

A grande ideia da obra é conectar três diferentes níveis de agrupamento: indivíduo, uma organização e uma sociedade sob uma mesma ideia. O livro em si segue essa divisão em três partes, mas é só no final que o autor relata a própria história de sucesso na mudança de um hábito — ele acabou com o costume de ir até a cafeteria comer um cookie todos os dias em torno das 15h30 — e explica como identificar padrões de deixas, rotinas e recompensas e o que fazer com essas informações para construir um bom plano de mudança de hábito. Não é milagre, nem fácil, muito menos rápido, mas é possível!

Portanto, disciplina! Porém, não basta apenas mudar seus hábitos — é preciso manter a mudança até seus neurônios se acostumarem com ela ou, caso contrário, o único costume que você vai manter é o de traçar metas para o ano novo e nunca cumpri-las.
  
*Conselheiro seccional

Abrir WhatsApp