15/03/2016 - 18:34

Caixa faz mobilização de combate ao zika e ganha adesão em todo o país

15/03/2016 - 18:34

Caixa faz mobilização de combate ao zika e ganha adesão em todo o país

Frente à epidemia de zika, além de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya, a Caarj organizou um movimento de prevenção do vírus, no dia 5 de março. Chamado de Advocacia unida contra o zika: para ele não tem defesa, o programa já teve adesão das caixas de assistência de todas as seccionais, além do Distrito Federal e de mais de 40 subseções do estado.

O lançamento contou com eventos simultâneos em todos os locais que se juntaram à iniciativa. Na capital, foi programada uma panfletagem na Praia do Flamengo com folhetos explicativos sobre prevenção.
Presidente da Caarj, Marcello Oliveira sublinha a importância da união de forças pela causa. “O tema da campanha contra o zika tem apelo nacional. Por isso, recebemos muitas adesões. Assim como em outros segmentos da sociedade, há um sentimento de que a advocacia, com sua grande rede de atendimento, pode e deve ser parte da solução do problema”, diz.

À frente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e presidente da Caixa do Distrito Federal, Ricardo Peres reforça que a iniciativa da Caarj mostrou a necessidade do engajamento da advocacia contra uma doença que se tornou ameaça nacional. “Este é um problema sério, e todas as caixas estão envolvidas, cada uma no seu estado, para diminuir a incidência da epidemia. Serão desenvolvidas ações para o envolvimento também das famílias dos colegas”, explica, acrescentando: “Tudo o que pudermos fazer pela saúde do advogado e de seus famíliares, faremos. E, sempre que possível, faremos também pela sociedade”.

A iniciativa foi bem recebida nos estados. Presidente da Caixa de Assistência de Goiás, Rodolfo Otávio Mota ressalta que o mote da campanha deve ser mostrar que todos devem participar das ações de prevenção. “Hoje o zika vírus é a principal preocupação não só do Brasil, mas da América. O combate ao mosquito é uma ação básica e a Caixa de Assistência pode e deve ajudar a alertar, comunicar, subsidiar ações como esta e mostrar que a prevenção começa em casa, eliminando locais onde o mosquito possa se reproduzir”, aponta.