15/03/2016 - 18:21

COMPARTILHE

Arbitragem internacional é tema na abertura do V Rio Pré-Moot

15/03/2016 - 18:21

Arbitragem internacional é tema na abertura do V Rio Pré-Moot

A abertura do IV Rio Pré-Moot aconteceu no dia 16 de fevereiro, na sede da OAB/RJ, reunindo especialistas em arbitragem que abordaram questões práticas de como advogar na arbitragem internacional e explicaram o caso que será simulado no Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Viz Moot), uma das principais competições de arbitragem internacional de comércio do mundo. O Rio Pré-Moot é um evento de preparação para o Viz Moot, a ser realizado em Viena, Áustria.

No primeiro painel, além da apresentação do caso, foram destacadas a experiência de estar na competição e as diferenças culturais entre a forma de advogar em diversos países. Atualmente, mais de 300 faculdades participam do Viz Moot. O caso deste ano vai tratar de uma condenação de perdas e danos, envolvendo um contrato de compra e venda de vinhos. 

Na segunda parte do evento, o presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, Joaquim Muniz, abriu o painel explicando que a palestra abordaria questões comportamentais dos advogados na arbitragem. “Muito do que falaremos hoje vai além do Direito Material ou Processual, mas como um advogado deve se comportar. Talvez um grande vazio que a gente tenha na educação jurídica no Brasil na faculdade é como o advogado deve se comportar em uma audiência ou ao elaborar uma peça. Como se comportar diante de um juiz ou outra autoridade. Isso não se aprende na faculdade. E nós, como OAB, temos a obrigação de preencher essa lacuna”. Segundo ele, as competições de arbitragem preenchem esse vazio, já que colocam os advogados em simulação, enfrentando questões complexas e tendo a oportunidade de falar perante grandes juristas.

A palestra foi transmitida ao vivo pela TV OAB e está disponível, na íntegra, no canal da OAB/RJ no YouTube.
 

Abrir WhatsApp