16/05/2018 - 14:09

Lousada Camara recebe Medalha Raymundo Faoro

16/05/2018 - 14:09

Lousada Camara recebe Medalha Raymundo Faoro

O plenário Evandro Lins e Silva viveu no dia 25 de abril uma noite em que o passado, o presente e o futuro da advocacia se encontraram para homenagear um de seus expoentes. O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RJ, João Baptista Lousada Camara, recebeu a Medalha Raymundo Faoro, em razão dos serviços prestados à classe ao longo de sua trajetória profissional. A honraria foi criada para homenagear aqueles que se destacaram na atuação jurídica e prestaram bons serviços à advocacia e à sociedade.

“Hoje é um ato de todos os advogados, mas com características de informalidade que nós, trabalhistas, temos em nosso cotidiano. A cada mandato da gestão da OAB/RJ, o Conselho tem direito a escolher um advogado para receber a Medalha Raymundo Faoro. Camara foi homenageado na gestão passada, mas relutou muito em aceitar a distinção, creio que pela emoção que agora demonstra”, disse o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, ao abrir a solenidade, lembrando que a medalha desta gestão foi concedida ao decano do Conselho, Marcos Bruno.

“Não preparei um discurso escrito porque isso hoje em dia exige uma consulta ao ‘doutor Google’, para citar autores que nunca leu, com frases de muito efeito. Eu queria testar minha emoção”, afirmou Camara, confirmando a informalidade citada por Felipe. Nitidamente emocionado, o presidente do TED agradeceu à família e aos colegas, como Evaristo de Moraes Filho, que o ajudaram nos primeiros passos profissionais.

“Quero fazer muitas homenagens. Em primeiro lugar, às mulheres, que ainda têm tão pouca representatividade oficial apesar de serem a metade dos mais de um milhão de inscritos na OAB, quase 200 mil só em nossa Seccional. Personifico essa homenagem nas pessoas de Maria Adélia Campello, primeira presidente do IAB depois de quase 200 anos, de Rita Cortez, que será a segunda mulher a ocupar o cargo, e de Clarissa Costa, nosso anjo da guarda do TED”, destacou.

E seguiu, dentro do que chamou de “temperamento Camara”, exaltando outros, como os criminalistas – citou Déa Rita Matozinhos e Renato Tonini, presentes. “Em um momento em que temos escritórios invadidos e as prerrogativas violadas, são os criminalistas que estão sustentando a luta contra as violências de natureza constitucional e processual”, observou.

Ao criticar a reforma trabalhista, Camara citou o cientista político camaronês Achille Mbembe que, em seu artigo A era do humanismo está terminando, defende que a luta entre “jacobinos e girondinos, comunistas e capitalistas, esquerda e direita”, teria acabado. “A luta do Século 21 é entre a democracia e o capitalismo financeiro. Hoje não se vê mais qualquer governante se dirigir ao povo, com absoluto cinismo atendem apenas ao ‘deus mercado’. A classe média almeja uma ascensão social que nunca terá e despreza os pobres com uma energia impressionante. A reforma nos atinge a todos, mas muito mais a classe trabalhadora. A Espanha fez uma há cerca de 10 anos, muito próxima da nossa. Decorrido esse tempo, a precarização dos trabalhadores é evidente. E ela vai surgir aqui também”, previu.

Sobre Camara, Felipe ressaltou seu “espírito destemido, a coragem pessoal, que é a armadura do advogado”, e a “identidade com a advocacia, simbolo de um momento em que já não se separa mais o advogado do resto”, e que serve como referência para os jovens. “Estamos homenageando a coragem daqueles que doam seu tempo, por muito tempo, para uma causa. Camara é um nome do presente da Ordem, que despacha aqui todos os dias. O TED vive o pior momento da história do estado e de maior fragilidade da imagem da advocacia, mas é conduzido por Lousada Camara. Nós temos esse patrimônio, homenagear essas pessoas é dizer que precisamos delas”, afirmou o presidente.

A mesa foi composta ainda pelo membro honorário vitalício da Ordem Bernardo Cabral; pelo secretário-geral e presidente da Comissão da Justiça do Trabalho, Marcus Vinícius Cordeiro; pelo tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira; pela secretária-adjunta, Ana Amelia Menna Barreto; pelo conselheiro federal Sergio Fisher; pela conselheira seccional e presidente eleita do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez; pelo diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Carlos André Pedrazzi; e pela desembargadora do TRT da 1ª Região Rosana Salim.