14/10/2015 - 17:14

COMPARTILHE

Você concorda com a liberação de bebidas alcóolicas nos estádios?

14/10/2015 - 17:14

Você concorda com a liberação de bebidas alcóolicas nos estádios?

Em setembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 2.129/13, que autoriza a venda de cervejas nos estádios, e encaminhou a proposta para veto ou sanção do governador Luiz Fernando Pezão. Em âmbito federal, a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o PL 1.375/15, do deputado Goulart (PSD/SP), com o mesmo objetivo. Enquanto isso, tramita na Câmara Municipal do Rio o projeto 1.430, do vereador Eduardão (PSDC), com a proposta de proibir a venda e o consumo de bebida alcoólica dentro e fora de estádios nas Olimpíadas. Diante da polêmica, a TRIBUNA foi à Casa do Advogado Celso Fontenelle para saber dos colegas.
 
“Sou contra, acho que não tem que liberar a bebida em estádios. Pode provocar uma série de problemas. A proibição evita acidentes, a pessoa às vezes pode estar meio alta e provocar problemas que poderiam ser evitados. Se quer beber, que beba fora do estádio.”
Eline Santos, advogada, 26 anos
 
 
“Sou totalmente favorável à venda de bebidas alcóolicas dentro dos estádios. Não acho que exista relação direta com a violência. Hoje se bebe fora das arenas, acredito até que se beba mais pelo fato de ser proibida dentro delas. As pessoas acabam se embebedando antes de entrar. Antigamente, quando era liberado, não havia tanta confusão como se vê atualmente.”
Sidney Santana, advogado, 58 anos
 
 
“É complicado liberar, tendo em vista os ânimos, a emoção em si do esporte. A bebida e a emoção da atividade esportiva formam uma química que não combina, vai causar uma explosão. Pode ser que teoricamente a liberação traga outros benefícios, mas na prática dentro do estádio vai contribuir para o aumento da violência. Sou contra.”
Sidnei Batista, advogado, 57 anos
 
 
“A favor eu não sou, claro. Já foi constatado que muitos torcedores vão para o jogo com o teor alcóolico no sangue acima da média, vai ficar pior. Se a agressão dentro do estádio já é aflorada, se houver venda e consumo de bebida creio que a violência vai aumentar ainda mais.”
Carla Pereira Batista, advogada, 31 anos 
 
 
“Tivemos esse exemplo durante a Copa do Mundo, os patrocinadores do evento puderam vender cerveja. Acho que deve haver liberação sim, sou contra a proibição. Deve haver direito de escolha. A violência nos estádios é motivada pelas torcidas ditas organizadas, que na verdade são grupos de delinquentes. Durante a Copa não houve violência que pudesse ser atribuída à bebida”.
Jorge Penido, advogado, 65 anos
 
 
“Acho que não, porque o esporte hoje em dia já está muito violento, são muitas gangues. Não deve ser permitida a venda de bebidas alcóolicas, principalmente nas Olimpíadas, quando irão crianças, adultos e idosos que querem participar do evento. Acredito que pode aumentar a violência, que já está difícil de enfrentar atualmente.”
Elisabeth Travassos, advogada, 61 anos
 
 
“É difícil dizer, acho que serão necessárias mais algumas pesquisas para avaliarmos, é precipitado liberar agora. Mas a bebida alcóolica de fato altera o cidadão, e isso pode contribuir para aumentar a violência entre as torcidas organizadas. Pensando pelo lado social, deveria haver um estudo maior antes de liberar. Já frequentei estádios e sei como funciona, com a proibição acredito que a violência tenha diminuído.”
Raphael Croner, advogado, 32 anos
 

Abrir WhatsApp