14/10/2015 - 16:43

Ordem homenageia Celso Soares por 50 anos de atuação

14/10/2015 - 16:43

Ordem homenageia Celso Soares por 50 anos de atuação

Dignidade, liderança, coerência. Muitas foram as palavras citadas na tentativa de traduzir a importância de Celso Soares para advocacia e para a vida política do país, durante homenagem no dia 22 de setembro, na sede da OAB/RJ. Organizado pela Comissão da Justiça do Trabalho (CJT) da Seccional, o evento celebrou os 50 anos de advocacia de Celso, que, além de ter sido conselheiro seccional, presidiu o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e as associações carioca e brasileira dos advogados trabalhistas, Acat e Abrat, respectivamente. O homenageado foi agraciado com a Medalha Rui Barbosa, por serviços notáveis às causas do Direito e da advocacia.

“É um evento de emoção, carinho e respeito. Celso é um exemplo de luta pela democracia e pela aplicação da Constituição. Este é um encontro para renovar as baterias, reforçar o quanto ele foi e é importante e o quanto ainda esperamos dele, um desses homens que ainda tem muito a contribuir com a advocacia e com o país”, afirmou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, na abertura da cerimônia.

Celso Soares foi, também, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e vice-presidente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco), da Faculdade Nacional de Direito, durante a ditadura militar. Sua trajetória foi lembrada pelo presidente da CJT, Marcus Vinicius Cordeiro. “Sempre foi focado na luta contra injustiças e na melhoria de vida do povo, notadamente da classe trabalhadora. A OAB/RJ tem um imenso orgulho em tê-lo em nossas fileiras e de poder, hoje, homenageá-lo”, discursou.

Soares falou sobre o início de sua trajetória no Direito, quando trabalhou com Modesto da Silveira, lembrou os tempos de advogado sindical e destacou a importância do questionamento na sociedade. “A transformação social é impossível de ser alcançada sem espírito crítico. O conhecimento nasce da dúvida, nunca da certeza sobre tudo”, afirmou.

Fizeram parte da mesa, ainda, os presidentes da Abrat, Sílvia Burmeister; da Acat, Luiz André Vasserstein; e do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, Álvaro Quintão; assim como a vice-presidente do IAB e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/RJ, Rita Cortez.