14/10/2015 - 17:35

Comissões discutem importância da mediação e da arbitragem

14/10/2015 - 17:35

Comissões discutem importância da mediação e da arbitragem

As comissões de Arbitragem (CA) e de Mediação de Conflitos (CMC) da OAB/RJ promoveram, dia 25 de setembro, palestra com o tema Mediação e Arbitragem: a importância do desenvolvimento das instituições que prestam este serviço no Brasil. O evento foi organizado em parceria com o Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima).

A presidente da CMC, Samantha Pelajo, iniciou a atividade fazendo um resumo das iniciativas mais recentes na área no âmbito da Seccional e também da OAB Federal. “Nosso objetivo é ajudar o advogado a compreender que a mediação é instrumento muito útil para que ele garanta ao seu cliente um resultado muito favorável em um tempo razoável, e também ajudar as pessoas a compreenderem que a mediação pode ser um método adequado, efetivo e tempestivo. E que atenda, portanto, à ideia de acesso a uma ordem jurídica justa”, afirmou.

O presidente da Comissão de Arbitragem da Ordem, Joaquim Muniz, ressaltou o pioneirismo da Seccional na área e o trabalho em conjunto das comissões. “Temos hoje 23 comissões de arbitragem no país, e o Rio de Janeiro foi o primeiro estado a criar o grupo. Isso foi reconhecido até pelo Conselho Nacional de Justiça. O grande desafio é capacitar o advogado. Ela depende do procedimento funcionar bem, e para tal o profissional precisa estar qualificado”.