14/09/2015 - 11:45

COMPARTILHE

Seccional inaugura, em Niterói, 2ª escola de inclusão digital

14/09/2015 - 11:45

Seccional inaugura, em Niterói, 2ª escola de inclusão digital

NÁDIA MENDES
Os advogados de Niterói e região terão mais estrutura para superar o desafio do processo eletrônico. Inaugurada no dia 1º de setembro pelos presidentes da Seccional, Felipe Santa Cruz, e da OAB local, Antônio José Barbosa da Silva, a Escola de Inclusão Digital José Carlos Guimarães fica no térreo da sede da subseção e conta com 14 computadores de última geração, acesso à internet wi-fi e projetor. O centro de ensino foi equipado nos padrões do projeto OAB Século 21, que tem marcenaria própria, o que diminui custos. As primeiras turmas têm, este mês, aulas sobre o sistema de peticionamento eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ) e o PJe da Justiça do Trabalho.

Na cerimônia de inauguração, Felipe destacou o trabalho de inclusão digital realizado pela OAB/RJ. Ele lembrou que a sala, que estava desocupada, foi o espaço perfeito para transformar-se em um ambiente de capacitação para a advocacia. “Essa escola, mais um passo na interiorização desse trabalho da Seccional, será um instrumento de qualificação para o processo eletrônico, especialmente para os colegas que enfrentam dificuldades na adaptação, como os idosos e os que têm deficiência visual. Niterói, além de ser a maior subseção do Rio de Janeiro, com quase 11 mil advogados, é a maior do país e merece esse investimento, que nada mais é que o retorno da anuidade em serviços”. 

Antônio José contou que o processo de inclusão começou na subseção em 2011, quando foi criado o Centro de Prática de Processo Eletrônico. O centro se transformou no Núcleo Digital, que atende a cerca de dois mil advogados por mês. A expectativa é ampliar esse número. Segundo ele, a demanda de advogados idosos que ainda precisam aprender a usar os sistemas de peticionamento eletrônico é bem grande. “São colegas que têm muito conhecimento e experiência em Direito, mas não estão habituados a usar o computador, ao contrário da nova geração, que já nasceu digital. Os sistemas não são simples, as dificuldades surgem e a escola vai ajudar esses profissionais a aplicarem seus conhecimentos nessa nova era da advocacia”.

Presente à abertura do espaço, o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, frisou que os investimentos em serviços que propiciem um dia a dia de trabalho melhor para os advogados são prioridade. “Todo o dinheiro da anuidade é vertido para isso”, afirmou.  O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, defendeu que, com melhores condições de trabalho para os advogados, a Justiça, em geral, é beneficiada. “A real necessidade da advocacia está aqui nesses computadores. Principalmente nesse momento em que nos deparamos com o processo eletrônico. A OAB/RJ está atenta aos problemas da classe e à estrutura necessária para atender melhor os jurisdicionados”, disse.

Inicialmente, as aulas serão ministradas à noite, mas a previsão é que em breve a escola funcione durante todo o dia. Para participar dos cursos é indispensável ter o certificado digital próprio e noções básicas de informática. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/Niterói, no 9º andar da sede da subseção, Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 507, ou pelos telefones (21) 3716-8916 e 2613-0703.
 
No Rio, mais de 60 turmas formadas
Em funcionamento desde fevereiro, a Escola de Inclusão Digital Haddock Lobo, no 8º andar da sede da OAB/RJ, já formou mais de 60 turmas, em diversos cursos. Em setembro, 13 novas classes têm início: Oficina de Informática Básica, Navegando no PJe-JT, Navegando no TJRJ e Explorando o PDF. A escola também foi para o interior do estado, ministrando cursos em 18 subseções, de abril a agosto. Somente no primeiro mês de atividade, a Central de Peticionamento atendeu mais de quatro mil advogados. 

A escola nasceu da necessidade de capacitar todos os colegas para o processo eletrônico, com atenção especial àqueles que têm mais dificuldade, principalmente os idosos. O curso PJe acessível destinado a advogados com deficiência visual, foi pioneiro no país.

Abrir WhatsApp