14/09/2015 - 13:16

COMPARTILHE

Novas mostras no MAM em setembro

14/09/2015 - 13:16

Novas mostras no MAM em setembro

O Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, que dá 30% de desconto para os advogados em sua programação, inicia setembro com diversas estreias. Entre elas, a reedição da badalada exposição Opinião 65, que trouxe à tona, no ano seguinte ao golpe militar no Brasil, um conjunto de obras de artistas nacionais e estrangeiros que apontaram para uma nova tendência realista nas artes, em que o foco sensorial deu espaço ao antropológico e social.

Com estreia marcada para 19 de setembro, a montagem de Opinião 65 no MAM homenageará os artistas e curadores que fizeram parte daquele momento, privilegiando os brasileiros que participaram da exposição. A mostra também trará material sobre a edição original, com críticas, iconografia, filmes e entrevistas.
Luiz Camillo Osorio é curador de duas exposições em cartaz até 15 de novembro: a de Marcos Bretas, que tem como objetivo reaproximar o artista da cena artística brasileira – depois de sair do país na década de 1990, e Um trágico nos trópicos, que marca as comemorações do centenário de nascimento de Iberê Camargo, um dos maiores pintores brasileiros.

Também até novembro, a exposição Daniel Steegmann & Philippe Van Snick, com curadoria de Marta Mestre. Trata-se de uma conversa em dois “capítulos” entre os artistas catalão Daniel Steegmann (nascido em 1977) e o belga Philippe Van Snick (nascido em 1946), em que se cruzam diálogos e questões que ambos têm colocado, reunindo trabalhos cujas poéticas promovem o contínuo das relações entre arquitetura, espaço e natureza.

Fruto de uma parceria institucional entre o MAM Rio e o Museu da Cidade/Prefeitura de São Paulo, que a apresentarão concomitantemente nas duas capitais, a mostra traz obras individuais dos dois artistas e também feitas em parceria. É sua primeira exposição conjunta em museus brasileiros.

O MAM fica na Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de terças a sextas, das 12h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. A bilheteria fecha às 17h30. Mais informações pelo telefone (21) 3883-5600.

Abrir WhatsApp