14/09/2015 - 12:46

COMPARTILHE

Campo Grande: Subseção pede a Pezão o fim da cobrança indevida de esgoto

14/09/2015 - 12:46

Campo Grande: Subseção pede a Pezão o fim da cobrança indevida de esgoto

Tendo em mãos um abaixo-assinado com mais de dez mil adesões, o presidente da Subseção de Campo Grande, Mauro Pereira, pediu ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, uma solução definitiva para a cobrança indevida da taxa de esgoto na região. Essa foi uma das pautas apresentadas ao governador no encontro que ocorreu no dia 14 de agosto, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, na qual foram reivindicados mais investimentos na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Mauro afirmou que toda a população está sendo lesada com a cobrança por parte da Cedae, já que os moradores pagam por um serviço que não é oferecido. Para a cobrança da taxa de esgoto é necessário que pelo menos uma das fases do processo de esgotamento seja feita, o que não acontece na região, onde os dejetos são jogados in natura nos rios locais. “Além de lesar a população, um crime ambiental está sendo cometido. Os dejetos são atirados sem tratamento nas galerias de águas pluviais, que acabam assoreando a Baía de Sepetiba. Somos tratados de forma absolutamente aviltante, essa cobrança é ilegal”, defendeu.

O governador Pezão afirmou que, “se o serviço não está sendo prestado, não pode ser cobrado”, mas também defendeu que “a Cedae não tem nada a ver com essa cobrança”.  Segundo ele, a responsabilidade é da empresa Foz Águas 5, encarregada do serviço de esgotamento na região.

O presidente da Cedae, Jorge Briad, concordou que responsabilidade não é da companhia. Segundo ele, a Cedae é responsável apenas pelo serviço de água e que antes da Foz Águas 5, a prefeitura, por meio de outra companhia, a Rio Águas, era a responsável pelo esgotamento. No entanto, ele se comprometeu a marcar uma reunião para debater a fundo o assunto.

Desde 2013, a subseção denuncia a cobrança indevida das taxas.
 

Abrir WhatsApp