05/06/2013 - 16:57

COMPARTILHE

Rio será sede, em 2014, da Conferência Nacional dos Advogados

05/06/2013 - 16:57

Rio será sede, em 2014, da Conferência Nacional dos Advogados

“Há 15 anos, o Rio de Janeiro não recebia esta honra, que é mais uma prova da recuperação da Cidade Maravilhosa no cenário nacional”, comemorou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, ao receber a decisão do Conselho Federal que referendou a escolha da capital fluminense para ser a sede da 22ª Conferência Nacional dos Advogados, em 2014.
 
“Este resultado é motivo de orgulho e representa uma grande responsabilidade. Devemos aproveitar este momento para refletir e debater a participação mais intensa da advocacia nos fatos que têm relevância para a sociedade. A escolha do Rio também valoriza a retomada do prestígio da classe no estado, um dos principais compromissos da nossa administração”, afirmou Felipe. A vitória do Rio, que concorria com Porto Seguro, foi anunciada no dia 17 de maio, durante o Colégio de Presidentes da Ordem, que aconteceu em Belém. No dia 20, o Pleno do Conselho Federal confirmou-a.
 
O projeto da candidatura da cidade, apresentado ao Conselho em abril, incluiu um videoclipe que destacou diversas qualidades da capital, como a hospitalidade da população carioca, a forte estrutura turística e a capacidade de organizar os próximos grandes eventos esportivos. “Nossa previsão é reunir mais de 20 mil profissionais de todo o Brasil na Barra da Tijuca, o bairro ideal por possuir ótima infraestrutura”, disse Felipe.
 
Como organizadora, a OAB/RJ prevê a realização do evento – maior fórum de debates da Ordem – no segundo semestre de 2014. O local será o Centro de Convenções da Barra da Tijuca (Riocentro). Os temas apresentados nesta edição ainda serão selecionados pelo Conselho Federal.
 
Felipe adiantou que a Seccional já reservou os 42 mil metros quadrados do Riocentro para a realização de toda a programação científica e cultural. “A conferência começa a ser planejada com muita antecedência, o que nos dá tempo suficiente para realizar um evento magnífico. O Rio de Janeiro tem a honra de se sentir, desde já, a casa de todos os advogados brasileiros”, afirmou.
 
 A escolha do Rio resgata uma tradição histórica da própria conferência - que acontece a cada três anos em cidades que vencem a concorrência nacional da Ordem. Além de sediar o primeiro evento, em 1958, a capital fluminense organizou os congressos de 1974 e de 1999. Diversos temas sociais ganharam notoriedade em seus fóruns de debates, entre eles, a qualidade do ensino das universidades brasileiras, o direito à liberdade, à cidadania, à transparência pública e o apoio às minorias.
 
Uma das mais conhecidas posições da OAB durante as conferências aconteceu há 40 anos, no congresso de 1974, quando a entidade se manifestou publicamente contra a tentativa (mal sucedida) do governo militar de enfraquecer o papel da Ordem ao subordiná-la ao Ministério do Trabalho.

Abrir WhatsApp