03/08/2018 - 21:04

Curso lotado mostra sucesso da campanha Fique digital

03/08/2018 - 21:04

Curso lotado mostra sucesso da campanha Fique digital

OAB/RJ ficou em primeiro lugar na lista de certificados emitidos em 2011 entre as seccionais

Reafirmando o compromisso com a modernização da advocacia, a OAB/RJ promoveu, no dia 7 de março, mais um curso gratuito sobre certificação digital e peticionamento eletrônico. O sucesso da iniciativa, que está em sua 71ª edição, o manifesto da Seccional contra problemas no sistema de peticionamento eletrônico dos tribunais, o número de colegas certificados a partir de diversos projetos da OAB/RJ e o primeiro lugar na lista de certificados emitidos em 2011 reforçam o sucesso da campanha Fique digital, que começou em 2010.

A repercussão da aula pôde ser medida pelo público de cerca de 900 colegas que lotou o auditório da Ordem, além de terem sido contabilizados mais de 1.800 acessos ao link de transmissão online. A aula está disponível no Portal da Seccional (www.oabrj.org.br) em vídeos editados e divididos por temas.
O curso foi ministrado em dois turnos e teve como professores os integrantes da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação (CDTI) da OAB/RJ Alexandre Mattos e Ana Amélia Menna Barreto. Estiveram presentes à abertura do evento os presidentes da Seccional, Wadih Damous; e da Caarj, Felipe Santa Cruz.

Wadih se disse satisfeito com o grande interesse demonstrado pelos colegas e reiterou o empenho da Ordem na luta pelo livre acesso à Justiça. “Temos cumprido o nosso papel. Somos frequentemente chamados a resolver centenas de dificuldades vivenciadas pelos advogados fluminenses relacionadas, inclusive, à aceitação dos novos certificados nos sistemas informatizados de peticionamento eletrônico em diversos tribunais”, declarou.  A OAB/RJ também tem ministrado cursos para os colegas de fora do Estado do Rio de Janeiro, a pedido das outras seccionais.

Atualizados os últimos dados, já são cerca de 11.500 advogados capacitados presen-cialmente pelos cursos de peticionamento promovidos pela OAB/RJ, além dos mais de 16 mil que acompanharam as aulas pelo site. A certificação itinerante já rodou mais de 10 mil km atendendo a milhares de advogados do interior do estado, em um total de 350 horas de aulas.

Outra vitória pertinente ao assunto foi conquistada no dia 9 de março, quando oTribunal Regional do Trabalho (TRT-2) passou a aceitar petições por fax, medida que já havia sido adotada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Tal conduta é uma resposta à denúncia feita no início do mês, pela OAB/RJ, sobre os transtornos causados pela incompatibilidade entre os sistemas de peticionamento eletrônico dos tribunais e a tecnologia utilizada na certificação digital desde janeiro de 2012. Com o problema, colegas que fizeram suas certificações este ano ficaram impedidos de peticionar.

O procedimento, publicado no site da Justiça do Trabalho, será aceito até que a adaptação do sistema eletrônico de recebimento de petições tenha sido concluída, o que deve ocorrer, segundo o tribunal, até o final de abril.

O ranking atualizado de certificados emitidos é outra evidência da forte assimiliação dos advogados do Rio à Justiça virtual. Em 2011, o estado assumiu o primeiro lugar no número de colegas habilitados. No total, em nosso estado, já são cerca de 19 mil colegas adaptados à nova realidade.