19/07/2018 - 18:26

COMPARTILHE

Medalha Myrthes Campos: homenagem a pioneiras da advocacia

19/07/2018 - 18:26

Medalha Myrthes Campos: homenagem a pioneiras da advocacia

A OAB Mulher outorgou a Medalha Myrthes Campos a quatro nomes que se destacaram na luta pelos direitos da mulher na advocacia. A solenidade ocorreu no dia 26 de junho, na sede da Seccional.

As quatro agraciadas nesta edição foram as integrantes do chamado Lobby do batom, que atuou no processo de construção da Constituição Federal de 1988, Comba Marques Porto e Leila de Andrade Linhares Barsted; a primeira presidente da OAB Mulher, Joselice Aleluia Cerqueira de Jesus (post morten), e a presidente de honra da comissão, Rosa Maria de Souza Fonseca.

A presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, emocionou-se ao falar de Rosa: “Tem doçura e, ao mesmo tempo, sabe nos defender. Se hoje temos batalhas, ontem foi ainda pior”. 

O tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, e o procurador-geral, Fábio Nogueira, participaram da abertura do evento.

Luciano destacou a trajetória de Myrthes Campos, a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. “Myrthes foi proibida pelo Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) de advogar por ser mulher. Este mesmo IAB é hoje presidido por uma mulher, Rita Cortez”, sublinhou.
 

Abrir WhatsApp